Navegando por Autor "OLIVEIRA, Gelcimar Ribeiro"
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Item Desenvolvimento de uma bancada automatizada de teste de medidores eletrônicos de energia elétrica para aferição da calibração(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024-03-27) OLIVEIRA, Gelcimar Ribeiro; MARINELLI FILHO, Nelson; http://lattes.cnpq.br/9077460245811758Esta dissertação trata de toda a jornada de pesquisa e desenvolvimento de uma bancada automatizada de aferição de medidores eletrônicos de energia elétrica (Dispositivo) e foi realizada a partir do escopo dos projetos desta classe para as indústrias que estão sob a jurisdição da SUFRAMA, no Polo Industrial de Manaus. Em seus capítulos iniciais se estabeleceu a construção de sua fundamentação em termos da importância deste tema, como uma pesquisa de construção tecnológica que merecesse o relato e a publicação, as suas implicações e como esta pesquisa deveria ser realizada, com todo o cuidado metodológico necessário e ao mesmo tempo cumprir os objetivos de entrega do projeto de pesquisa e desenvolvimento contratado. A aplicação do conceito de NPI (New Product Introduction) foi fundamental nesta entrega. Nos capítulos intermediários foram apresentados todos os passos para a construção do sistema, destacando os pontos de atenção de sua configuração experimental (parâmetros, variáveis e lógicas específicas) e depois o seu extenso trabalho de configuração de valores no desdobramento do programa de computador. Todos estes conjuntos quando reunidos resultaram em um sistema funcional com os seus três principais componentes de operação funcionais e validados: a rede de comunicação RS485, a comunicação com a fonte trifásica e todo o circuito de teste do Dispositivo. Este é um conjunto de resultados significativos porque, além da entrega da construção tecnológica esperada, se têm um sistema capaz de inferir a partir de comparações sobre as possibilidades de erro em cada teste, tomar a decisão de repetição, ou separação do componente e, tudo isso em um ambiente de gestão de dados totalmente rastreável capaz de fomentar o aprendizado de padrões mais complexos.