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Navegando PPG.EGPSA/ITEGAM por Autor "BATISTA, Roberto Lopes"
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Item Modelo de otimização de roteirização de veículos baseado em georreferenciamento e algoritmo genético(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-08-15) BATISTA, Roberto Lopes; UHLMANN, Iracyanne Retto; http://lattes.cnpq.br/3663501102156953A demanda advinda do e-commerce no setor logístico de coleta e distribuição de encomendas tem crescido rapidamente, tendo sido impulsionada pela pandemia da COVID-19, porém, a infraestrutura necessária para o atendimento aos clientes e o cumprimento dos prazos não têm acompanhado a mesma velocidade, gerando insatisfação, prejuízos financeiros com pagamento de indenizações por atrasos e até perdas de clientes. Os elevados custos da operação e a concorrência acirrada exigem respostas ágeis por parte das empresas, principalmente, quando se trata do atendimento ao setor industrial. Nesse contexto, o processo é executado com base na experiência do motorista, sendo as rotas planejadas sem o auxílio de recursos tecnológicos. Este estudo aborda sobre o Problema de Roteamento de Veículos (PRV) como um dos mais desafiadores do setor logístico, tendo como objetivo principal propor um modelo de otimização de rotas para coletas e/ou entregas de produtos estabelecidos em contratos entre empresas de courier e grandes indústrias. Assim, foi apresentada uma revisão sistemática da literatura na qual foi feita uma análise do estado da arte sobre o PRV e suas variantes por meio da metodologia ProKnow-C, tendo sido identificado que o algoritmo genético (AG) foi a ferramenta mais utilizada no planejamento e roteirização de veículos. Nessa perspectiva, foi utilizada a técnica de inteligência computacional do AG em conjunto com as coordenadas de georreferenciamento para resolver esse problema logístico industrial complexo, no qual foi determinada a localização exata dos pontos a serem mapeados. Os cenários foram implementados em ambientes de simulação e comparados com dados de uma operação real, coletados em uma empresa de courier. Ao final da pesquisa, o novo modelo de roteirização possibilitou alcançar o resultado esperado, através de um método eficiente que gerou uma solução ótima global, considerando o menor tempo, a máxima capacidade e a distância mínima percorrida por um conjunto de veículos e, ainda, reduziu custos e melhorou a qualidade do processo estudado.Item Modelo de otimização de roteirização de veículos baseado em georreferenciamento e algoritmo genético(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024-05-01) BATISTA, Roberto Lopes; UHLMANN, Iracyanne RettoEste trabalho apresenta um modelo de otimização de rotas para a coleta e entrega de produtos utilizando georreferenciamento e algoritmos genéticos, com foco em empresas de courier. O estudo foi motivado pelo aumento da demanda por serviços de entrega durante a pandemia de COVID-19, que evidenciou a necessidade de melhorias na eficiência logística. A pesquisa aborda a importância de otimizar o uso de recursos e reduzir os custos operacionais, especialmente em um cenário de crescente dependência do comércio eletrônico. Utilizando técnicas como o problema de roteamento de veículos e o problema do caixeiro viajante, o modelo proposto visa melhorar a capacidade operacional das empresas, garantindo maior aproveitamento dos veículos e melhor planejamento das rotas.