PPG.EGPSA/ITEGAM
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Item Projeto Multicritério de Filtros Harmônicos Passivos para Instalações Industriais Utilizando Técnicas de Inteligência Computacional - NSGA-II(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2013-05-29) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; LEITE, Jandecy Cabral; http://lattes.cnpq.br/7279183940171317Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023001304-8, que implementa um projeto multicritério de filtros harmônicos passivos para instalações industriais, utilizando o algoritmo NSGA-II (Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II), uma técnica de inteligência computacional. O objetivo do programa é otimizar o desempenho dos filtros harmônicos passivos, garantindo maior eficiência na mitigação de distorções harmônicas em sistemas elétricos industriais. A abordagem multicritério permite considerar diferentes aspectos de desempenho simultaneamente, resultando em soluções equilibradas e eficientes. Este programa é relevante para engenheiros e técnicos que buscam aprimorar a qualidade da energia em ambientes industriais. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2024.Item Multi-Objective Optimization Techniques to Solve the Economic Emission Load Dispatch Problem Using Various Heuristic and Metaheuristic Algorithms(IntechOpen, 2018) NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; LEITE, Jandecy CabralO capítulo aborda o problema de despacho de carga econômica e emissão, com foco na minimização dos níveis de emissão e do custo total de geração de energia em usinas termelétricas. São analisadas várias técnicas de otimização multiobjetivo, incluindo algoritmos heurísticos e metaheurísticos, como Simulated Annealing, Ant Lion, Dragonfly, NSGA II, e Evolução Diferencial. O capítulo também compara a eficácia dessas abordagens por meio de um estudo de caso aplicado a uma planta de geração térmica.Item Maintenance Management with Application of Computational Intelligence Generating a Decision Support System for the Load Dispatch in Power Plants(IntechOpen, 2019) LEITE, Jandecy Cabral; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisEste capítulo propõe o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para apoiar a decisão de despacho de carga com base nas condições operacionais de motores e geradores em usinas termelétricas. A ferramenta utiliza um sistema fuzzy para classificar as probabilidades de falha, a partir de indicadores como análise de óleo lubrificante, vibração e termografia dos equipamentos de geração de energia. O objetivo é não apenas monitorar o estado dos equipamentos, mas também tomar ações corretivas para manter a confiabilidade e qualidade do serviço, considerando as condições operacionais dos equipamentos.Item A Implantação do 5S em uma Confeitaria da Cidade de Manaus-AM, Utilizando Ferramentas da Qualidade(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021) COELHO, Sarah Marjurye da Silva; ALENCAR, David Barbosa deEste capítulo apresenta a implantação do programa 5S em uma confeitaria localizada em Manaus-AM, visando melhorar a organização, limpeza e eficiência do ambiente de trabalho. Utilizando ferramentas da qualidade, como o ciclo PDCA e o plano de ação 5W2H, o estudo propõe um modelo de gestão que busca reduzir custos e aumentar a produtividade. A aplicação do 5S mostrou-se eficaz para otimizar o espaço e melhorar a performance dos colaboradores, resultando em um ambiente de trabalho mais organizado e produtivo.Item Uma Proposta Inovadora Utilizando Blockchain para a Gestão Financeira em Obras Públicas, Tendo como Base o Sistema Brasileiro(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021) PARENTE, Ricardo Silva; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisEste capítulo apresenta uma proposta inovadora para a gestão financeira em obras públicas no Brasil utilizando a tecnologia blockchain. O objetivo é aumentar a transparência e a eficiência no uso de recursos públicos, reduzindo a possibilidade de corrupção e desvios financeiros. A proposta inclui a criação de um sistema baseado em blockchain que registra e monitora todas as transações financeiras de maneira segura e imutável, permitindo auditorias em tempo real. O estudo discute as implicações práticas da implementação dessa tecnologia no setor público e propõe um modelo adaptado à realidade brasileira.Item Gestão de estoque como vantagem competitiva em uma confeitaria na cidade de Manaus-AM(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021) BAIA, Karla Josiane de Lima; ALENCAR, David Barbosa deEste capítulo aborda a gestão de estoque em uma confeitaria localizada em Manaus-AM, destacando a importância de um planejamento adequado para minimizar custos e maximizar lucros. A pesquisa utilizou a Matriz BCG e o Planejamento e Controle da Produção (PCP) para avaliar o portfólio de produtos da confeitaria e implementar técnicas de gerenciamento que garantam eficiência na gestão de estoque, evitando desperdícios e escassez de materiais. Como resultado, espera-se que a confeitaria obtenha uma vantagem competitiva, mantendo-se à frente dos concorrentes e garantindo a satisfação do cliente final.Item Digital technologies review for manufacturing processes(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-03-31) PARENTE, Ricardo Silva; UHLMANN, Iracyanne RettoÉ evidente que as transformações dos processos industriais causadas pela indústria 4.0 estão adiantadas em alguns países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos. Mas, em contrapartida, os países em desenvolvimento, como o Brasil emergente, parecem ter um longo caminho para alcançar a era digital. Considerando os processos de manufatura como ponto de partida para a ascensão da indústria 4.0, esta pesquisa tem como objetivo mostrar uma revisão sobre as tecnologias mais importantes utilizadas na manufatura inteligente, incluindo os principais desafios para implementá-la no Brasil. Os artigos foram coletados na Web of Science (WoS), compreendendo 114 artigos e 2 livros para fundamentar este estudo. Esta pesquisa exploratória resultou na apresentação de alguns desafios enfrentados pela indústria brasileira para ingressar na nova era industrial, como a precária infraestrutura tecnológica, além da falta de investimento em tecnologias e formação de pessoas qualificadas. Embora a principal motivação desta pesquisa tenha sido apresentar um panorama da manufatura inteligente para o Brasil, os resultados deste estudo contribuem para a maior parte dos países emergentes, reunindo conceitos gerais e abordando aplicações práticas desenvolvidas por diversos pesquisadores da comunidade acadêmica internacional.Item Compliance application process as a strategic tool in the management of a third sector organization(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-05-01) MELO, Maria Lidelmar Carvalho de; LEITE, Jandecy Cabral; SILVA, Ítalo Rodrigo Soares; SIQUEIRA junior, Paulo OliveiraA adaptação a modelos de integridade que respeitem a legislação vigente tornou-se fundamental na gestão das organizações como forma estratégica, principalmente em entidades com fins públicos e sem fins lucrativos, em âmbito não governamental. Portanto, o objetivo é implementar um modelo para aplicação do programa de compliance em uma instituição do Terceiro Setor. Desta forma, o presente artigo pode ser considerado de forma exploratória, aplicada e qualitativa, em duas vertentes, pesquisa bibliográfica e estudo de caso, a coleta de dados se deu através de reunião e entrevista com os profissionais da empresa, relatando a importância do tema. Os resultados mostraram as principais ferramentas e mecanismo de compliance, propondo ações que podem ser utilizadas na prática com o propósito de proporcionar uma visão ampla do funcionamento do modelo proposto, com transparência e ética, aumentando assim a competitividade do negócio.Item Computational meta-heuristics based on Machine Learning to optimize fuel consumption of vessels using diesel engines(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-05-01) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; SILVA, Ítalo Rodrigo Soares; PARENTE, Ricardo Silva; FONSECA JUNIOR, Milton; LEITE, Jandecy Cabral;Com a expansão dos meios de transporte fluvial, principalmente no caso de embarcações de pequeno e médio porte que fazem rotas de maiores distâncias, o custo do combustível, se não for tomado como critério de análise para maior margem de lucro, é considerado um fator primário. fator , considerando que o valor do combustível especificamente diesel para alimentar máquinas de combustão interna é elevado. Portanto, torna-se necessária a utilização de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão, como é o caso da presente pesquisa, que visa contribuir com um modelo computacional de previsão e otimização da melhor velocidade para diminuir o custo de combustível considerando as características do SCANIA Máquina 315. modelo de propulsão, de uma embarcação do porto fluvial de Manaus que realiza transporte fluvial para diversos municípios do Amazonas. De acordo com os resultados das simulações, o melhor algoritmo de treinamento da Rede Neural Artificial (RNA) foi o BFGS Quasi-Newton considerando as características do motor para otimização com Algoritmo Genético (AG).Item Sistemas embarcados para eficiência energética de ambientes climatizados(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-06-20) CASTRO, Hilton Barros de; LEITE, Jandecy CabralEste estudo apresenta o desenvolvimento e a implementação de sistemas embarcados para a eficiência energética em ambientes climatizados. A proposta visa a criação de um sistema automatizado capaz de controlar a climatização em ambientes, utilizando sensores e algoritmos para ajustar a temperatura de forma eficiente, reduzindo o consumo de energia elétrica. A pesquisa foi realizada em um campus do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e envolve a utilização de tecnologias como Arduino e sensores de temperatura e movimento, demonstrando a viabilidade de sistemas inteligentes no gerenciamento do consumo energético em ambientes institucionais.Item Algoritmo de Previsão de Velocidade do Vento - HW+NARX(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2021-06-27) PARENTE, Ricardo Silva; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023001329-3, que apresenta um algoritmo para previsão de velocidade do vento utilizando uma combinação de métodos de suavização exponencial (Holt-Winters, HW) e redes neurais autorregressivas com entradas exógenas (NARX). O objetivo do programa é melhorar a precisão das previsões de velocidade do vento, o que é crucial para diversas aplicações, como energia eólica e monitoramento climático. A combinação dos métodos HW+NARX proporciona uma abordagem robusta, capaz de lidar com a variabilidade e complexidade dos dados meteorológicos. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2022.Item Modelo de previsão do KPI confiabilidade em um grupo de máquinas de combustão interna utilizando técnicas de redes neurais artificiais em usinas termoelétricas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07) SILVA, Ítalo Rodrigo Soares; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisA indisponibilidade de equipamentos em Termoelétricas por quaisquer motivos se torna um risco do empreendedor, este que como consequência arca com prejuízos ainda maiores com um custo elevado de máquinas paradas, além das penalidades sancionadas e previstas por lei, partindo desse pressuposto os programas de manutenção são metodologias que visam contribuir com técnicas e ferramentas de mitigação dessa problemática, contudo, somente o uso dos programas de manutenção não são suficientes, dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um Algoritmo de Previsão da Confiabilidade de Motores, capaz de prever o Indicador Chave de Performance Confiabilidade, tendo como finalidade indicar a probabilidade do equipamento operar em um espaço de tempo pré-definido, como objeto de estudo se tem um grupo de máquinas de combustão interna de Usinas Termoelétricas. Em virtude disso, a pesquisa cumpre com os objetivos de catalogar as variáveis significativas para o modelo de previsão; analisar doze algoritmos de treinamento da RNA, considerando a abordagem de aprendizado supervisionado, onde a quantidade de neurônios, camadas escondidas e funções de ativação são requisitos de performance da rede; desenvolver o modelo de previsão da Confiabilidade do grupo de motores, onde os algoritmos de treinamento são validados por meio do critério de parada do melhor modelo; encontrar a melhor performance da rede com base no Erro Médio Quadrático (MSE), Raíz do Erro Médio Quadrático (RMSE), Regressão Linear e Avaliação de parada pelo melhor modelo; por fim, simular os dados de falhas catalogados afim de analisar o estado técnico do grupo de motores com o melhor modelo. A inovação da pesquisa é caracterizada pelos métodos computacionais de processamento de dados ao utilizar: métodos de otimização, iterativos e heurísticos, caracterizando o uso de técnicas de inteligência artificial para prever a Confiabilidade em dias e meses, além disso, é utilizado os indicadores da manutenção preditiva como: Tempo Médio entre Falhas (MTBF), Tempo Médio para Reparo (MTTR), Disponibilidade e Confiabilidade. Para analisar os resultados dessa pesquisa, utilizou- se de um conjunto de vinte unidades de geração de carga como parâmetros de investigação da frequência de falhas, foram aplicados os doze algoritmos de treinamento, com uma combinação entre as funções de ativação: Sigmoide, Linear e Tangente Hiperbólica, os resultados da pesquisa mostram que as técnicas de Levenberg-Marquardt e Bayesian Regularization apresentaram 100% de correlação entre as variáveis de saída e simulada, caracterizando a eficiência na previsão em dias e meses.Item Modelo híbrido utilizando holt-winters e rede neural não linear autoregressiva com entradas exógenas (narx) para previsão da velocidade do vento(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07-27) PARENTE, Ricardo Silva; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188A matriz energética eólica vem aumentando gradativamente nos últimos anos e sua importância para a indústria de energia renovável é cada vez mais atrelada aos benefícios em relação ao meio ambiente, com esta crescente da matriz energética as pesquisas em torno da geração de energia eólica também vem aumentando, sendo uma das vertentes a previsão da velocidade do vento, pois com isso é possível prever a geração de energia eólica e diminuir a taxa de erros em tomadas de decisões na indústria de geração de eletricidade por meio da matriz eólica. Tendo em vista a problemática de tomadas de decisões e imprevisibilidade da velocidade do vento, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo híbrido para a previsão da velocidade do vento que pode ser utilizada na geração de energia eólica, baseado em Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW) e Rede Neural Não Linear AutoRegressiva com Entradas Exógenas (NARX). Nos materiais e métodos foi usado a base de dados do projeto SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais) organizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no qual optou-se por utilizar os dados anemométricos da estação de Brasília – BRB e Petrolina – PTR, onde foram usados dados dos anos de fevereiro de 2005 a março de 2019 da estação de BRB para treinamento, validação e testes, e de janeiro de 2006 a dezembro de 2015 da estação de PTR para simulações do HW, NARX e o modelo proposto. Os resultados obtidos com o modelo híbrido proposto HW-NARX foram comparados com os algoritmos de previsão de series temporais com sazonalidade HW e NARX, no qual o modelo proposto conseguiu atingir resultados de performance e previsibilidade melhores que o HW e o NARX para os horizontes de tempo de ultra-curto prazo, médio prazo e longo prazo, no qual foram utilizados como parâmetros de performance os erros MSE, RMSE e MAPE.Item Modelo híbrido com redes neurais artificiais e algoritmos evolucionários para otimização do consumo de combustível em embarcações que utilizam motor de combustão interna a diesel(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07-27) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisO transporte hidroviário é o principal meio de locomoção na Região Norte, alimentando cidades por meio de embarcações, lanchas, navios e balsas com o transporte de mercadorias e/ou passageiros. Contudo, um dos problemas dessa modalidade de transporte é o custo com abastecimento, tendo em vista que a falta de tecnologias/recursos que permitam ou facilitem uma visão estratégica do negócio é uma realidade. O fluxo de transporte de passageiros concentra uma rotatividade de pessoas em média de 9 milhões, enquanto o transporte de cargas com aproximadamente 3 milhões, ambas distribuídas pela região norte. Fato que caracteriza uma demanda considerável no setor aquaviário de transporte, trazendo à tona a perspectiva desta pesquisa em estudar métodos de análise e apoio à tomada de decisão em função do consumo de combustível. A presente dissertação tem como objetivo apresentar os resultados acerca do desenvolvimento de um modelo de otimização do consumo de combustível considerando a velocidade ótima para embarcações de pequeno porte que operam de forma regular no Porto Fluvial de Manaus. Em virtude disso, a pesquisa cumpre com os objetivos de mapear as variáveis relativas as especificações da embarcação e motor a ser analisado, apresentar os métodos e resultados acerca do desenvolvimento do modelo híbrido computacional para otimização do consumo de combustível ao considerar como parâmetro de regulação a velocidade ótima para minimização da variável preditora e a distância do trajeto projetado para 3 cenários: Manaus à Itacoatiara, Manaus à Barcelos e Manaus à Parintins, determinar por meio de análise estatística de erros o melhor modelo de Rede Neural Artificial (RNA) ao considerar quantidade de neurônios, camadas ocultas, funções de ativação (Tangente hiperbólica, Sigmoide e Linear) e algoritmo de treinamento sendo este último 12 possibilidades cada um com distintos objetivos e estratégias de convergência, testar o modelo híbrido analisando o desempenho de 3 algoritmos de otimização (Enxame de Partículas, Algoritmo Genético e Recozimento Simulado) em função do custo computacional e a taxa de erro em cadageração de elites, por fim, apresentar os resultados de simulação dos 3 cenários citados ao utilizar o modelo híbrido com o algoritmo vencedor em função dos requisitos citados. Para analisar os resultados providos das simulações, cenários e testes de aquisição dos melhores modelos, foi utilizado as técnicas estatísticas de Erro Médio Quadrático (MSE), Raiz do Erro Médio Quadrático (RMSE), Raiz do Erro Médio Quadrático Normalizado (NRMSE) e Erro Percentual Absoluto Médio (MAPE), os dados relativos a embarcação foram adquiridos por meio de reuniões e entrevistas com especialistas (proprietário da embarcação) para formalizar uma base de dados específica para o estudo delimitado nesta dissertação, 12 algoritmos de treinamento foram utilizados para a escolha da melhor RNA, de acordo com os resultados o Levenberg-Marquardt apresentou 100% de correlação entre as variáveis de saída e o Enxame de Partículas obteve o menor custo computacional em relação aos outros comprovando a eficácia do modelo híbrido computacional.Item Modelo Híbrido com Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Evolucionários para Otimização do Consumo de Combustível em Embarcações que Utilizam Motor de Combustão Interna a Diesel(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2021-07-27) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023001328-5, que apresenta um modelo híbrido combinando redes neurais artificiais e algoritmos evolucionários. O objetivo do programa é otimizar o consumo de combustível em embarcações que utilizam motores de combustão interna a diesel. A abordagem híbrida permite melhorar a eficiência energética e reduzir os custos operacionais, sendo especialmente relevante para o setor naval. O programa utiliza técnicas avançadas de inteligência artificial e otimização, proporcionando uma ferramenta poderosa para engenheiros e operadores marítimos que buscam soluções sustentáveis e eficientes. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2022.Item Redes neurais artificiais para predição da geração de acetaldeído na resina pet no processo de injeção de pré-formas de embalagens plásticas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-09-21) NASCIMENTO, Mauro Reis; ALENCAR, David Barbosa deA produção industrial de pré-formas destinadas a fabricação de garrafas PET´s, durante o processo de injeção plástica, torna-se indispensável a regulagem da temperatura do Silo de secagem da resina PET, para controle da geração de Acetaldeído (ACH), que em altas concentrações, altera o sabor das bebidas gaseificadas ou não gaseificadas, dando um sabor cítrico a bebida e colocando em dúvida a qualidade dos produtos embalados. Neste trabalho é simulado diversas configurações de Redes Neurais Artificiais (RNA’s) para o tipo Feedforward na especificação de um modelo de RNA para predição da formação de Acetaldeído a partir da avaliação dos parâmetros do processo de fabricação da pré-forma de embalagens PET, gerando informações para apoio a tomada de decisão no controle da temperatura ideal do Silo na secagem da resina PET, permitindo aos especialistas tomarem as decisões de regulagem necessárias para a diminuição dos níveis de ACH. Os materiais e os métodos foram aplicados mediante as características do fabricante sobre a umidade no grão da resina de PET que pode conter entre 50 ppm e 100 ppm de ACH e para a análise dos métodos foram coletados os dados, conforme as temperaturas e os tempos de residência usados no processo de injeção por sopro na fabricação da pré-forma da garrafa, a geração de ACH da garrafa PET após etapa de pós-condensação sólida atingiram níveis de ACH residual menores que (3-4) ppm, conforme a especificação desejada, podendo chegar a níveis menores que 1 ppm. Os resultados encontrados por meio das simulações de técnicas de Inteligência Computacional (IC) aplicada pelas RNA´s, onde estas possibilitaram a predição dos níveis de ACH gerados no processo de injeção plástica da pré-forma de embalagens de garrafas, permitindo um gerenciamento eficaz dos parâmetros de produção, auxiliando na tomada de decisão estratégica no que se refere à utilização do controle da temperatura durante o processo de secagem da resina PET.Item Composting model with the reuse of organic waste in rural schools(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-11-01) SIMÕES, Natália Cristina Bezerra de Alencar; ALENCAR, David Barbosa deAs instituições escolares tornam-se produtoras de resíduos orgânicos em decorrência do consumo diário da alimentação escolar oferecida aos alunos durante o ano letivo. Uma alternativa, para que esse material não seja lançado incorretamente no meio ambiente, é a implantação de um modelo de compostagem que reaproveitará resíduos orgânicos, gerando húmus, que servirá de adubo para implantação de horta na escola da zona rural . Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de composteira em uma Escola da Zona Rural de Manaus para reaproveitamento de resíduos orgânicos, desenvolver um protótipo de composteira para produção de substâncias húmicas e nutrientes minerais para criação de jardins, elaborar o manual com orientações para a gestão correta e sustentável da central de compostagem e da horta escolar e implementação do sistema de horta através do processo de compostagem com recurso a resíduos orgânicos escolares. O trabalho é um estudo de caso que propõe implementar um protótipo de composto para produção de substâncias húmicas e nutrientes minerais para a construção de uma horta escolar. Pretende-se que a proposta conscientize a comunidade escolar para o correto gerenciamento e reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados pela escola e desperte nos alunos e professores o interesse pela educação ambiental e pela mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente em que vivem.Item Modelo de compostagem com a reutilização de resíduos orgânicos em escola rural(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-11-10) SIMÕES, Natália Cristina Bezerra de Alencar; ALENCAR, David Barbosa deInstituições escolares são produtoras de rejeitos orgânicos em decorrência do consumo diário da merenda escolar e o descarte inadequado se tornou uma problemática ao Meio Ambiente. Diante deste cenário, o projeto, propôs a reutilização das substâncias orgânicas evitando o seu despejo de forma incorreta. Para tanto, a viabilidade do modelo de composteira, de baixo custo, reutilizando o material proveniente da merenda escolar, gerando húmus, se tornou viável para a produção do adubo propiciando a implantação de hortas em escolas da zona rural. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo de composteira para escolas por meio da reutilização dos resíduos orgânicos, contribuindo para o descarte correto dos rejeitos das escolas e cumpriu com os demais objetivos ao realizar a produção de baixo custo para substâncias húmicas e nutrientes minerais na criação de hortas; elaborar um Manual com orientações para o manejo correto e sustentável da composteira e da horta escolar e implantar o sistema de horta através do processo de compostagem utilizando os resíduos orgânicos da escola. O trabalho foi um estudo de caso com visitas in loco, tendo como método a fabricação da composteira, a preparação da horta escola, palestras socioeducativas e a criação de um manual com instruções destinado ao manejo correto das sobras de alimentos. Os resultados da pesquisa demonstraram a eficácia e importância da composteira para o reaproveitamento dos alimentos orgânicos e na adubagem em hortas escolares. O projeto proposto suscitou o interesse dos alunos e professores pela educação ambiental na escola e na mudança de comportamento diante da necessidade de se preservar o meio ambiente.Item Modelo de compostagem com a reutilização de resíduos orgânicos em escola rural(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-11-10) SIMÕES, Natália Cristina Bezerra de Alencar; ALENCAR, David Barbosa deA cartilha "Modelo de compostagem com a reutilização de resíduos orgânicos em escola rural" é um guia educativo sobre a compostagem e a implementação de hortas escolares, visando o reaproveitamento sustentável de resíduos orgânicos. A introdução aborda o aumento na produção de resíduos orgânicos e a importância de sua gestão correta para evitar problemas sanitários. Explica que metade do lixo diário produzido por brasileiros é de origem orgânica, que pode ser transformado em adubo. A cartilha descreve três tipos de composteiras: aeração natural (resíduos dispostos em leiras), aeração forçada (uso de tubos perfurados e bombeamento mecânico) e reatores biológicos (sistemas fechados). Também destaca a importância das hortas escolares para melhorar a alimentação dos alunos e gerar recursos para as escolas. Tipos de hortas incluem tradicional, doméstica, mini horta, orgânica e suspensa. O húmus, resultante da decomposição de matéria orgânica, é apresentado como um excelente adubo. A cartilha detalha o processo de compostagem em três fases: mesofílica (fase inicial rápida), termofílica (redução de temperatura e eliminação de patógenos) e maturação (humificação e mineralização). Inclui uma atividade de caça-palavras para reforçar o aprendizado dos termos relacionados à compostagem. Em resumo, a cartilha promove a sustentabilidade e a educação ambiental através da compostagem e das hortas escolares.https://rigalileo.itegam.org.br/handle/123456789/41.listelement.badge O gerenciamento de resíduos sólidos como instrumento de sustentabilidade em denominações protestantes(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-12-15) SILVA, Marcelo Guedes da; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062Nos dias de hoje, existe a preocupação mundial sobre as questões relacionadas ao meio ambiente e um dos maiores problemas ambientais causados são gerados por um gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos e a falta do envolvimento da sociedade. O presente trabalho trata sobre o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em instituições religiosas cristãs protestantes, as quais também são geradoras de resíduos, portanto, merecem ser estudadas cientificamente, a fim de responder a seguinte questão norteadora: O gerenciamento dos resíduos sólidos em instituições cristãs protestantes na cidade de Manaus afirma-se como um instrumento eficaz para o conceito de sustentabilidade? O objetivo principal deste trabalho foi avaliar como instituições religiosas cristãs protestantes atuam no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, identificando se estas instituições fazem algum tipo de gerenciamento destes resíduos gerados, a fim de monitorar como isso é feito, utilizando as ferramentas de gestão da qualidade, metodologia e análise dos resultados alcançados. A metodologia aplicada foi descritiva, por meio da observação, registro, análise e a correlação do objeto ou fatos sob estudo, contudo, sem manipulá-los. Com as informações coletadas em igrejas selecionadas em todas as zonas da cidade, em igual quantidade, através de um prático formulário e checklist baseados na Política Nacional de Resíduos Sólidos, um quadro DMAIC foi construído a partir de informações coletadas das igrejas e sequencialmente a aplicação da ferramenta GUT, para apontamentos dos problemas mais urgentes. Os resultados desses apontamentos foram postos no ciclo PDCA para o planejamento de melhorias e por fim, foi utilizado o 5W2H para propor melhorias, facilitando a observação, coleta de dados e análise das informações obtidas. Os resultados da pesquisa demonstraram uma grande possibilidade dessas comunidades cristãs servirem de escolas ambientais e que, se realizado, poderá viabilizar uma verdadeira conscientização em massa da sociedade, graças à sua enorme abrangência.