Educação Ambiental como Instrumento de Empoderamento e Garantia dos Direitos Humanos das Comunidades Tradicionais no Estado do Amazonas

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Data

2024

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Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia

Resumo

Este artigo destaca o papel da Educação Ambiental no empoderamento e garantia dos direitos humanos das comunidades tradicionais no estado do Amazonas. Por meio de revisão bibliográfica e análise de dados secundários, evidencia-se a importância da conscientização, participação e defesa dos direitos humanos dessas comunidades, considerando a relação intrínseca entre meio ambiente e direitos humanos. A participação ativa das comunidades na gestão ambiental e na defesa de seus direitos é promovida pela Educação Ambiental. O estudo reforça a necessidade de ações concretas para promover a sustentabilidade socioambiental e o respeito aos direitos humanos no Amazonas, valorizando a cultura e conhecimentos tradicionais.

Abstract

This article highlights the role of environmental education in empowering and ensuring the human rights of traditional communities in the state of Amazonas (Brazil). Through literature review and analysis of secondary data, the importance of raising awareness, promoting participation, and defending the human rights of these communities is emphasized, considering the intrinsic relationship between the environment and human rights. Environmental education fosters the active involvement of communities in environmental management and the protection of their rights. The study emphasizes the need for concrete actions to promote socio-environmental sustainability and respect for human rights in the Amazonas region, while valuing traditional culture and knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Comunidades Tradicionais, Conscientização Ambiental, Participação Comunitária, Direitos Humanos, Sustentabilidade Socioambiental

Citação

FERREIRA JUNIOR, Edinaldo Inocêncio; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis. Educação Ambiental como Instrumento de Empoderamento e Garantia dos Direitos Humanos das Comunidades Tradicionais no Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 19, n. 1, p. 102-117, 2024.

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