Implementação do sistema de inferência fuzzy para suporte à avaliação do esfigmomanômetro visando atender às atividades de fiscalização fluvial na área da metrologia legal, cientifica e conformidades

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-04-26
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia
Resumo
A região amazônica possui características que apontam dificuldades logísticas para atender as demandas cuja a meta de fiscalização visa contribuir para o desenvolvimento econômico da indústria artesanal e ao comércio do interior do estado, tornando os produtos regionais competitivos, por meio da assessoria técnica metrológica de procedimentos de verificação dos instrumentos depesar e medir, utilizando embarcações fluviais dotadas de laboratório de ensaios de produtos pré-medidos, salas de atendimento, informática e treinamento. O modelo de Gestão para Unidades Básicas Fluviais (UBF) visando atender as atividades de fiscalização na área da metrologia legal, científica e avaliação da conformidade utilizando lógica fuzzy para tomada de decisão propõe um sistema inovador de gestão para unidades fluviais, focado em atividades de fiscalização do IPEM-AM utilizando a metodologia do INMETRO. A abordagem utiliza a lógica fuzzy para aprimorar a tomada de decisões, tornando-a mais precisa e eficiente. O objetivo é a avaliação da pesquisa é aparelho de pressão (esfigmomanômetro) visando atender as atividades de fiscalização na área da metrologia legal, cientifica e conformidades utilizando inferência fuzzy como suporte para tomada de decisão. A metodologia utilizada visa melhorar a eficiência e a eficácia das atividades de fiscalização nessas áreas, reduzindo erros e otimizando recursos. A lógica fuzzy é uma ferramenta adequada para lidar com a incerteza e a imprecisão presentes nesse contexto, permitindo que o sistema tome decisões mais próximas da realidade de acordo com a legislação. Os resultados com o modelo proposto podem ser aplicados em diferentes tipos de unidades fluviais, contribuindo para a melhoria dos processos de fiscalização e garantindo a conformidade com as normas e regulamentos vigentes. Além disso, a utilização da lógica fuzzy pode proporcionar uma gestão mais inteligente e adaptável às condições variáveis do ambiente fluvial de acordo com os fins logísticos da região.
Palavras-chave
Unidades básicas fluviais, Metrologia, Avaliação de conformidades, Logística, Lógica fuzzy
Citação
BRITO, Marcio André Oliveira. Implementação do sistema de inferência fuzzy para suporte à avaliação do esfigmomanômetro visando atender às atividades de fiscalização fluvial na área da metrologia legal, cientifica e conformidades. 2024. 70p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental (EGPSA), Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM), Manaus, 2024.