Impactos Gerados Após a Implantação do Centro de Serviço Compartilhado (CSC) em uma Empresa do Sistema “S”, uma Contribuição para a Previsão do Custo/Benefício
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Pará
Resumo
O estudo de caso discorre sobre os resultados da implantação de um Centro de Serviço Compartilhado – CSC – em uma organização do Sistema “S”. O CSC é um modelo de gestão utilizado em empresas privadas e públicas, e esta pesquisa investiga os impactos gerados com sua implantação na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O objetivo foi analisar as mudanças organizacionais e econômicas decorrentes do CSC, destacando benefícios como redução de custos, agregação de valor e melhoria na entrega dos serviços.
Abstract
The case study discusses the results of implementing a Shared Service Center (CSC) in an "S" System organization. The CSC is a management model used in private and public companies, and this research investigates the impacts generated by its implementation at the Federation of Industries of the State of Amazonas (FIEAM). The objective was to analyze the organizational and economic changes resulting from the CSC, highlighting benefits such as cost reduction, value addition, and service delivery improvement.
Descrição
Palavras-chave
Centro de Serviços Compartilhados, Gestão Empresarial, Redução de Custos, Eficiência Operacional, Administração Estratégica
Citação
OLIVEIRA, Maria do Socorro Rebolças de. Impactos Gerados Após a Implantação do Centro de Serviço Compartilhado (CSC) em uma Empresa do Sistema “S”, uma Contribuição para a Previsão do Custo/Benefício. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Belém, 2018.