Redução do Tempo de Resfriamento no Processo de Produção de Poliestireno Expandido
Data
2017
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Pará
Resumo
O trabalho apresenta um método para reduzir o tempo de resfriamento no processo de produção de poliestireno expandido, realizado por meio de um estudo in loco em uma grande fabricante do PIM. Aplicando ferramentas de gestão como brainstorming, benchmarking e Ishikawa, foi identificada a torre de resfriamento de água como ponto fraco do processo. A substituição das colmeias convencionais de PVC por evaporadores de ar condicionado sem gás resultou em uma redução significativa no tempo de resfriamento e no tempo de produção de cada produto, proporcionando aumento de produtividade.
Abstract
The present work shows a method to reduce cooling time in the expanded polystyrene production process through an on-site study in a large PIM manufacturer. Using management tools like brainstorming, benchmarking, and Ishikawa, the cooling tower was identified as a weak point. By replacing conventional PVC grids with air conditioning evaporators without gas, cooling time and production time were significantly reduced, increasing productivity.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento da produção, Produtividade, Processos de fabricação, Embalagens industriais, Torre de resfriamento
Citação
LIMA, Jackson Frank da Silva. Redução do tempo de resfriamento no processo de produção de poliestireno expandido. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Belém, 2017.