UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2009 A 2019 COM ÊNFASE NA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Data
2019
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia
Resumo
A educação ambiental e a educação para o meio ambiente desempenham um papel importante na sustentabilidade. A educação ambiental fornecida por instituições de ensino tem um impacto importante no treinamento e na preparação da geração futura para uma sociedade verde. O objetivo deste estudo é revisar sistematicamente a produção científica de 2009 a 2019 que enfatiza a relação entre educação e meio ambiente. Para isso, realizou-se uma pesquisa em bases de dados científicos (Scielo e Lilacs). Os resultados mostram que ao enfatizar a importância da consciência ambiental para o desenvolvimento dos indivíduos, destacou-se que os sujeitos ambientais deveriam assumir posição em todos os níveis do ensino fundamental para o ensino superior. No entanto, a educação ambiental ainda é incipiente no Brasil, e não estão sendo feitos esforços sistemáticos para incorporar conceitos ambientais de forma alguma ao currículo escolar. Conclui-se que é urgente dar o treinamento necessário tanto aos alunos na escola quanto às pessoas da sociedade. Afirma-se que, se os alunos não tiverem o conhecimento e a compreensão adequados das causas e efeitos dessas questões ambientais, será muito difícil para eles tomar decisões corretas no futuro para reduzir e controlar esses problemas.
Abstract
Environmental education and environmental education play an important role in sustainability. Environmental education provided by educational institutions has a major impact on training and preparing the future generation for a green society. The aim of this study is to systematically review the scientific production from 2009 to 2019 that emphasizes the relationship of education and environment. For this, a research was conducted in scientific databases (Scielo and Lilacs). The results show that by emphasizing the importance of environmental awareness for the development of individuals, it was emphasized that environmental subjects should take a position at all levels from elementary to higher education. However, environmental education is still incipient in Brazil, and no systematic efforts are being made to incorporate environmental concepts in any way into the school curriculum. It is concluded that it is urgent to provide the necessary training to both students in school and to people in society. It is stated that if students do not have the proper knowledge and understanding of the causes and effects of these environmental issues, it will be very difficult for them to make correct decisions in the future to reduce and control these problems.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Ambiente Educacional, Atitude, Comportamento, Sustentabilidade
Citação
OLIVEIRA, Eliene Nunes de. Uma revisão sistemática sobre a produção científica de 2009 a 2019 com ênfase na relação entre educação e meio ambiente. 2019. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) - Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
