Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Ensino Médio no Município de Itacoatiara-AM
Data
2019
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Editor
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Resumo
A educação ambiental nas escolas públicas de ensino médio, conforme disposto pela legislação brasileira, ainda é uma prática pouco trabalhada de forma interdisciplinar. Este estudo teve como objetivo compreender a importância da inserção da educação ambiental por meio de uma prática docente interdisciplinar nas escolas de ensino médio no município de Itacoatiara-AM. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas, com a aplicação de questionários para alunos e professores. Os resultados indicaram que a educação ambiental é abordada de forma isolada, e não interdisciplinar, e que há falta de formação dos docentes na área. Conclui-se que as escolas precisam criar ferramentas de sensibilização para docentes e discentes, visando a conservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida.
Abstract
Environmental education in public high schools, as provided by Brazilian legislation, is still not widely practiced in an interdisciplinary manner. This study aimed to understand the importance of integrating environmental education through interdisciplinary teaching practices in high schools in the municipality of Itacoatiara-AM. The research was conducted in three public schools, with questionnaires administered to students and teachers. The results indicated that environmental education is addressed in an isolated manner, rather than interdisciplinary, and that there is a lack of teacher training in this area. It is concluded that schools need to create awareness tools for teachers and students, aiming at environmental conservation and a better quality of life.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Escola, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade, Ensino Médio
Citação
SOUZA, Delcilane Reis de. Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Ensino Médio no Município de Itacoatiara-AM. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Itacoatiara, 2019.