O Ensino da Matemática em Temas da Educação Ambiental: Possibilidades de Aprendizagem com Uso de Exercícios

Imagem de Miniatura

Data

2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Federal do Pará

Resumo

Esta dissertação constitui um estudo sobre o ensino da matemática de forma contextualizada, cuja finalidade é apresentar o uso de exercícios matemáticos originados das questões ambientais, como forma de conscientização. A análise obedeceu a critérios da pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico. O objetivo geral foi realizar um estudo sobre o ensino da matemática relacionado ao tema da educação ambiental, tendo o uso de exercícios ligados à EA como possibilidade de aprendizagem. Os objetivos específicos foram: elaborar exercícios de matemática relacionados com a educação ambiental, visando possibilitar maior consciência aos estudantes em relação às questões ambientais. A estrutura textual desta dissertação possui os seguintes itens: introdução, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, matemática e a educação ambiental e as considerações finais. Os exercícios propostos trazem a possibilidade de inserir o ensino não só da matemática, mas também em outras disciplinas, sobretudo as afins, interdisciplinarmente.

Abstract

This dissertation is a study about mathematics teaching in a contextualized way, which purpose is to present the use of mathematical exercises originated from environmental issues, as an awareness form. The analysis followed the qualitative research criteria with a bibliographic survey. The general objective was to conduct a study on mathematics teaching related to environmental education theme, using exercises connected to Environmental Education as a learning possibility. The Specific Objectives were: To elaborate mathematics exercises related to environmental education, aiming to enable students to be more aware about environmental issues. The textual structure of this dissertation has the following items: Introduction, theoretical foundation, methodological procedures, mathematics and environmental education, and final considerations. The proposed exercises bring the possibility to insert the teaching not only of mathematics, but also in other disciplines, especially related ones, interdisciplinary.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem, Educação, Exercícios de matemática, Tema transversal, Educação Ambiental

Citação

SIQUEIRA, Roquelane Batista de. O Ensino da Matemática em Temas da Educação Ambiental: Possibilidades de Aprendizagem com Uso de Exercícios. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Manaus, 2019.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por