Análise de Viabilidade Econômica e Gerencial de Cursos de Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior: Uma Análise do Processo
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Pará
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade econômica e gerencial dos novos cursos de pós-graduação lato sensu em um grupo educacional. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo de caso exploratório e descritivo, analisando variáveis como gestão de portfólio, estratégia, planejamento, foco no consumidor, recursos humanos e métricas. A pesquisa evidenciou pontos a serem criados, melhorados e formalizados para proporcionar a criação de cursos diferenciados, aumentando a competitividade, reduzindo custos e diminuindo o tempo de desenvolvimento.
Abstract
This paper aims to analyze the economic and managerial viability of new graduate courses in an educational group. Through an exploratory and descriptive case study, it analyzed variables like portfolio management, strategy, project planning, consumer focus, human resources, and metrics. The research identified opportunities for improvement and formalization to create differentiated courses, enhancing competitiveness, reducing costs, and shortening development time.
Descrição
Palavras-chave
Pós-graduação lato sensu, Desenvolvimento de novos produtos e serviços, Viabilidade econômica, Gestão educacional, Competitividade
Citação
GONÇALVES, Suelen de Paula Falcão. Análise de Viabilidade Econômica e Gerencial de Cursos de Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior: Uma Análise do Processo. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2019.