Elaboração de um Projeto Padrão de Escola para as Regiões Ribeirinhas
Data
2014
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Pará
Resumo
O regime de cheias e vazantes dos rios na Amazônia causa inúmeros problemas para as populações ribeirinhas, prejudicando o ano letivo devido ao alagamento das escolas construídas de forma definitiva em áreas vulneráveis. Este trabalho propõe dois modelos de escolas modernas e adaptadas para condições ribeirinhas, que podem flutuar durante as cheias e repousar sobre uma base fixa de concreto na vazante. Essas escolas facilitam o processo de deslocamento em casos de erosão, evitando a interrupção das aulas e proporcionando um ambiente de estudo adequado para os alunos ribeirinhos.
Abstract
The flood and ebb tide system in the Amazon causes numerous problems for riverside communities, disrupting the school year due to the flooding of permanently built schools in vulnerable areas. This work proposes two models of modern schools adapted to riverside conditions, which can float during floods and rest on a fixed concrete base during low water. These schools facilitate the relocation process in cases of erosion, preventing class interruptions and providing a suitable study environment for riverside students.
Descrição
Palavras-chave
Escola pública, Flutuante, Ribeirinho, Sustentabilidade, Construção civil