Proposta de uso dos conceitos do lean para a melhoria de serviços educacionais em escolas públicas do estado do Amazonas

Imagem de Miniatura

Data

2024

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia

Resumo

Diante dos desafios enfrentados pelas escolas públicas do estado do Amazonas para oferecer serviços educacionais de qualidade, torna-se essencial adotar abordagens inovadoras para diagnosticar problemas, propor soluções e promover melhorias. O conceito lean, originalmente desenvolvido no setor industrial com foco na eliminação de desperdícios e na otimização de processos, se apresenta como uma metodologia propícia para a melhoria dos serviços educacionais. Este estudo propõe a aplicação dos princípios e ferramentas lean com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados, reduzir custos e elevar a satisfação dos principais envolvidos no processo educacional, analisando a efetividade no contexto das escolas públicas do Amazonas. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com colaboradores das instituições, visando identificar desperdícios que impactam os serviços prestados. A partir de análises, desenvolveu-se um framework com recomendações práticas para a implementação do lean nas escolas, oferecendo uma solução acessível que visa promover a otimização dos processos e a melhoria contínua do ambiente educacional.

Abstract

Given the challenges faced by public schools in the state of Amazonas in offering quality educational services, it is essential to adopt innovative approaches to diagnose problems, propose solutions and promote improvements. The lean concept, originally developed in the industrial sector with a focus on eliminating waste and optimizing processes, is a suitable methodology for improving educational services. This study proposes the application of lean principles and tools with the aim of increasing the quality of the services provided, reducing costs and increasing the satisfaction of those primarily involved in the educational process, analyzing their effectiveness in the context of public schools in Amazonas. Semi-structured interviews were conducted with employees of the institutions, with the aim of identifying waste that impacts on the services provided. Based on the analysis, a framework was developed with practical recommendations for implementing lean in schools, offering an accessible solution that aims to promote process optimization and continuous improvement in the educational environment.

Descrição

Palavras-chave

Lean, Serviços educacionais, Qualidade em serviços, Lean Education, Educação pública

Citação

COSTA, Lucas Lima da. Proposta de uso dos conceitos do lean para a melhoria de serviços educacionais em escolas públicas do estado do Amazonas. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia, Gestão de Processos, Sistemas e Ambiental) – Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM), Manaus, 2024.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por