Análise da Destinação dos Resíduos Sólidos Produzidos Numa Escola Pública da Cidade de Manaus
Data
2019
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Editor
Universidade Federal do Pará
Resumo
As mudanças nas atividades dentro do processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas, aliadas ao consumismo gerado pelo capitalismo, transformaram as unidades escolares em espaços propícios à geração de resíduos sólidos, trazendo problemas ambientais. A pesquisa buscou promover a destinação ambientalmente correta dos resíduos gerados em uma escola pública de Manaus, incentivando a redução, reutilização e reciclagem. A metodologia adotada foi uma pesquisa-ação descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados indicam a necessidade de gerenciamento adequado dos resíduos para minimizar impactos ambientais.
Abstract
Changes in teaching and learning activities in public schools, combined with consumerism generated by capitalism, have turned school units into spaces conducive to solid waste generation, causing environmental problems. This research aimed to promote the proper environmental disposal of waste generated in a public school in Manaus, encouraging reduction, reuse, and recycling. The adopted methodology was a descriptive and exploratory action research with a qualitative and quantitative approach. The results indicate the need for proper waste management to minimize environmental impacts.
Descrição
Palavras-chave
Resíduos sólidos, coleta seletiva, meio ambiente, educação ambiental, sustentabilidade
Citação
SOUZA, Marcos Antonio Rodrigues de. Análise da destinação dos resíduos sólidos produzidos numa escola pública da cidade de Manaus. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Meio Ambiente) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.