PRESERVAR BRINCANDO: HORTA ESCOLAR ORGÂNICA COM GARRAFA PET
Data
2020
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo implantar uma Horta Escolar Orgânica utilizando Garrafas Pet, como ferramenta de ensino na Educação Ambiental com crianças de 3 a 5 anos da Creche Municipal Sandra Braga no município de Cacau Pirêra no Estado do Amazonas. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma reunião com os pais/responsáveis de 30 crianças do 2º período do ensino infantil na faixa etária de 3 a 5 anos do turno matutino e vespertino que aceitaram o convite da direção da escola. Foi exposto o objetivo do projeto, entregue e explicado o TCLE e também foi entregue aos mesmos o questionário A contendo duas perguntas sobre as preferências alimentares de seus filhos e a importância da horta escolar. Após foi discutido com a comunidade escolar temas relativos à adubação do solo, ao cultivo de hortaliças e a importância da reciclagem das garrafas PET. Estabelecido o local para a implantação da horta conforme a disponibilidade de sol, água, condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios, sendo implementada em área retangular, contendo 4 canteiros sendo cada canteiro medindo 1,00 metro de comprimento por 40 centímetros de largura e espaçamento de um canteiro a outro de 50 centímetro e utilizados 56 garrafas PET que foram confeccionados pelas crianças e pelos pais/responsáveis. Sobre a horta foram instalados sombrite, para evitar o excesso de exposição das hortaliças ao sol e à chuva. Os grupos de crianças, sob a coordenação dos professores e coordenadores da creche, deram sequência ao plantio das mudas e sementes de alface, couve, cebolinha e chicória. Durante tal ação, questões relativas aos aspectos físicos, químicos e biológicos, e verificação sobre o estado geral do solo encontrado na área dos canteiros foram levantadas, sendo constatada a necessidade de uso de matéria orgânica (compostagem e esterco) para melhorar a qualidade das hortaliças. Em sala, foram planejados as datas e os horários de regas dos canteiros, e distribuídos entre os grupos de crianças. Depois do plantio, as hortaliças foram colhidas, preparadas e servidas às crianças na merenda. Após a atividade do plantio foi entregue aos professores das turmas participantes, o questionário B onde foi relacionado as atividades que as crianças mais gostaram e o que elas não gostaram referente aos cuidados com a horta. As atividades resultaram na motivação das crianças contribuindo com seu rendimento escolar e consciência sobre o meio ambiente.
Abstract
The present research aimed to implement an Organic School Garden using Pet Bottles, as a teaching tool in Environmental Education with children aged 3 to 5 years at the Municipal Nursery Sandra Braga in the municipality of Cacau Piréra in the State of Amazonas. To reach the objective, a meeting was held with the parents / guardians of 30 children from the 2nd period of early childhood education in the age group of 3 to 5 years old of the morning and afternoon shift who accepted the invitation of the school management. The objective of the project was exposed, the TCLE was given and explained and questionnaire A was also given to them, containing two questions about their children's food preferences and the importance of the school garden. Afterwards, topics related to fertilizing the soil, growing vegetables and the importance of recycling PET bottles were discussed with the school community. Established the location for the implantation of the vegetable garden according to the availability of sun, water, terrain conditions and protection from strong and cold winds, being implemented in a rectangular area, containing 4 beds, each bed measuring 1.00 meters in length and 40 centimeters in length. width and spacing from 50 cm to a bed and 56 PET bottles were used that were made by the children and by the parents / guardians. The shade was installed over the garden to avoid over-exposure of vegetables to the sun and rain. The groups of children, under the coordination of the daycare center teachers and coordinators, continued to plant lettuce, cabbage, chives and chicory seedlings and seedlings. During this action, questions related to the physical, chemical and biological aspects, and verification of the general state of the soil found in the area of the beds were raised, with the need to use organic matter (compost and manure) to improve the quality of the vegetables. In the classroom, the dates and times for watering the beds were planned, and distributed among groups of children. After planting, the vegetables were harvested, prepared and served to the children at lunch. After the planting activity, the questionnaire B was given to the teachers of the participating classes, which listed the activities that the children liked most and what they did not like regarding the care of the vegetable garden. The activities resulted in the children's motivation contributing to their school performance and awareness of the environment.
Descrição
Palavras-chave
Educação Ambiental, Horta Escolar, Garrafa PET, Crianças, Alimentação Saudável
Citação
LIMA, Michelle Gomes de. Preservar Brincando: Horta Escolar Orgânica com Garrafa PET. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) – Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.