Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação de Alunos em uma Faculdade de Manaus

Resumo

As grandes transformações pelas quais a educação brasileira tem passado contribuíram de forma muito positiva para os avanços conquistados tanto no setor público como no privado. O modo como as universidades particulares se mostram e são vistas dentro do mercado educacional faz toda a diferença dentro desse setor. A sua solidez e os resultados positivos interferem nas escolhas dos candidatos na hora de escolherem uma instituição para ingressar em uma faculdade. Dessa forma, este trabalho analisou a eficácia do processo comercial de captação e retenção de alunos, a partir da aplicação de vários Ciclos PDCA em uma Faculdade de Manaus. A metodologia desta pesquisa possui caráter qualitativo e foi baseada no desenvolvimento do ciclo PDCA, o qual é constituído de quatro fases distintas: Planejamento, Desenvolvimento, Verificação e Ação, além da ferramenta de qualidade GUT e Ishikawa. Todas as práticas de captação e retenção foram analisadas e atualizadas pela gerência da faculdade, e a partir disso foi lançada uma nova proposta de trabalho para a solução da problemática. Assim, com esta pesquisa foi possível perceber que, com a reformulação dos processos e implantação das ferramentas da qualidade, os resultados foram positivos, pois as metas de captação e retenção foram superadas, evidenciando o sucesso e efetividade do ciclo PDCA. Também percebeu-se que, o que de fato levam 42% dos alunos a não renovarem com a faculdade são oriundos de problemas financeiros; 19% alterações nos boletos bancários de um mês para outro; 12% mudanças para outros estados; 18% afirmaram falta de vocação/identificação com o curso, e 9% falta de praticidade e esclarecimento no momento da matrícula.

Abstract

The great transformations that Brazilian education has undergone have contributed very positively to the advances achieved in both the public and private sectors. The way private universities are shown and seen within the educational market makes all the difference within this sector. Its solidity and positive results interfere in the candidates' choices when choosing an institution to enter a college. Thus, this work aimed to analyze the effectiveness of the activities of the Commercial Process, from the application of several PDCA Cycles in a Faculty of Manaus (face-to-face modality). The methodology of this research has a qualitative character and was based on the development of the PDCA cycle, which consists of four distinct phases: Planning, Development, Verification and Action, in addition to the GUT and Ishikawa quality tool. All fundraising and retention practices were analyzed and updated by the faculty management, and from there, a new work proposal was launched to solve the problem in question. Thus, with this research it was possible to see that, with the implementation of quality tools, the results were positive, as the capture and retention goals were surpassed, showing the success and effectiveness of the PDCA cycle. It was also possible to perceive that, which in fact lead 42% of the students to not renew with the college are due to financial problems; 19% changes in bank slips from one month to another; 12% changes to other states; 18% stated lack of vocation / identification with the course, and 9% lack of practicality and clarification at the time of enrollment.

Descrição

Palavras-chave

Ciclo PDCA, Captação de Alunos, Retenção de Alunos, Gestão da Qualidade, Educação Superior

Citação

MELGUEIRO, Priscilla Mendonça de Lima. Análise da Aplicação do Ciclo PDCA em Processos de Captação de Alunos em uma Faculdade de Manaus. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por