A Importância da Sensibilização Ambiental para a Minimização dos Impactos em uma Empresa do Ramo de Alimentação
Data
2020
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Resumo
A gestão ambiental é um processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização determina seus objetivos, metas e estratégias relativos à proteção do meio ambiente e segurança dos colaboradores, clientes e comunidade. Este trabalho visa despertar a sensibilização baseada na relação da responsabilidade ambiental para minimização dos impactos organizacionais na vida dos colaboradores de uma empresa do ramo de alimentação. O estudo examinou a percepção dos funcionários de uma rede de sushis acerca de sua responsabilidade social nas atividades que desempenham, realizando um levantamento bibliográfico, visitas aos locais de pesquisa, aplicação de questionários e palestras. Os resultados revelaram que, apesar de haver uma certa consciência sobre os impactos negativos causados pelos resíduos sólidos e líquidos, há uma lacuna entre ter ciência do problema e estar sensibilizado para promover mudanças de conduta visando maior qualidade ambiental e rentabilidade da empresa.
Abstract
Environmental management is a continuous and adaptive process through which an organization determines its objectives, goals, and strategies related to environmental protection and the safety of internal employees, customers, and the community. This work aims to raise awareness based on the relationship of environmental responsibility to minimize organizational impacts on the lives of employees in a food industry company. The study examined the perception of employees of a sushi chain about their social responsibility in the activities they perform, conducting a bibliographic survey, visits to research sites, application of questionnaires, and lectures. The results revealed that although there is a certain awareness of the negative impacts caused by solid and liquid waste, there is a gap between being aware of the problem and being sensitized to promote behavioral changes aiming at higher environmental quality and company profitability.
Descrição
Palavras-chave
Sustentabilidade, Educação Ambiental, Resíduos, Gestão Ambiental, Sensibilização Ambiental
Citação
CARDOSO, Erika D’Ávila. A Importância da Sensibilização Ambiental para a Minimização dos Impactos em uma Empresa do Ramo de Alimentação. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.