Uma Abordagem Heurística para os Problemas de Horários Educacionais
Data
2020
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Editor
Instituto de Tecnologia
Resumo
A cada novo período letivo, instituições de ensino enfrentam o desafio da alocação de horários de aula, um problema complexo no âmbito da teoria da complexidade computacional. Este trabalho propõe uma ferramenta para automatizar a alocação de horários no Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) usando um algoritmo genético. Os experimentos com dados reais mostraram que a abordagem atende satisfatoriamente às restrições do problema em um tempo computacional aceitável, trazendo benefícios como a redução do tempo de planejamento e melhor aproveitamento de recursos físicos e humanos.
Abstract
Educational institutions face the challenge of scheduling class timetables every new academic term, a complex problem in computational complexity theory. This study proposes a tool to automate the scheduling process at the Institute of Biodiversity and Forests (IBEF) of the Federal University of Western Pará (UFOPA) using a genetic algorithm. Experiments with real data demonstrated that the approach satisfactorily meets the problem’s constraints within an acceptable computational time, bringing advantages such as reduced scheduling time and better allocation of physical and human resources.
Descrição
Palavras-chave
Timetabling, Algoritmo Genético, Otimização, locação de Horários, Heurística
Citação
REIS, Williams Sousa dos. Uma abordagem heurística para os problemas de horários educacionais. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia de Processos) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Belém, 2020.