Dissertação PPG.EGPSA
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Navegando Dissertação PPG.EGPSA por Assunto "1.03.00.00-7 Ciência da Computação"
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Item Aplicação da lógica fuzzy para tomadas de decisões nos critérios de rateio e distribuição de custos industriais(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-04-11) NOVO, Breno Tello; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798As indústrias estão cada vez mais se especializando no setor financeiro e de produção, auxiliadas pela contabilidade geral e, principalmente, a contabilidade de custo. Mesmo aumentando o grau de complexidade dos funcionários especializados, a contabilidade de custo em relação aos seus critérios de rateio, é sempre um desafio. As empresas possuem muita dificuldade em determinar de forma correta o custo unitário do produto ou serviço que está sendo ofertado. E é justamente nesse momento que a contabilidade de custos se mostra útil e indispensável. O rateio de custo é uma das ramificações da contabilidade industrial e é um tema que parece ser simples de entendimento, porém, se torna mais complexo durante suas práticas diárias. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de classificação para tomada de decisão baseada em Lógica Fuzzy para diagnóstico sobre o desempenho da produção com foco na melhoria financeira fundamentado na otimização do rateio de custos. Nesse contexto, o trabalho justifica-se por apontar uma nova perspectiva de análise através de indicadores de produção e financeiro implementados num modelo de interferência Fuzzy com o objetivo de otimizar os critérios de rateios e propor melhorias financeiras. O Processo Metodológico da pesquisa, foi desenvolvida em três fases: 1. Identificação dos Indicadores Econômicos e de Produção; 2. Modelagem do Sistema de “Inferência” Fuzzy; 3. Experimento do Modelo Proposto. Cada fase é composta por três etapas até chegar aos resultados obtidos da pesquisa. O sistema Fuzzy proposto foi capaz de mostrar os diferentes resultados de desempenhos quando simulado com as diferentes condições das variáveis de entrada e qual a classificação do desempenho projetada poderia ser definida. O modelo resultou em 576 regras de inferências para análise. Dessa forma o sistema Fuzzy ajuda no direcionamento em qual método de custeio deve-se adequar o produto trabalhado para que possa gerar rentabilidade dentro da indústria e melhor margem de lucro, possibilitando uma análise mais crítica nas tomadas de decisões internas.Item Integração logística entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Venezuela: avaliação do modal por intermédio da lógica fuzzy para escoamento da produção do setor eletroeletrônico. Estudo de caso em um hospital do Amazonas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024-05-29) MIRANDA, Allan Cerdeira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798A Integração Logística entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e Venezuela quanto ao escoamento da produção do setor eletroeletrônico, detêm especificidades em sua atividade comercial. A concorrência e o aumento acelerado do consumo formam um ambiente mais competitivo, onde a habilidade de atender em tempo uma demanda oscilante ergue-se como um componente central de vantagem competitiva. É rotineiro dizer que a maior deficiência das empresas localizadas na Região Amazônica é de logística, notadamente de infraestrutura e transporte, que além de dificultar o progresso econômico da região permanecem sendo uma dificuldade ao trabalho de empresários e da própria indústria, na hora de importar e exportar seus produtos. Apresente dissertação teve por objetivo geral desenvolver um modelo de inferência Fuzzy para a avaliação do modal mais viável para a integração entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Venezuela no escoamento da produção do setor eletroeletrônico. O Processo Metodológico foi desenvolvido em três fases: 1. Identificação dos indicadores de Avaliação dos Modais Disponíveis; 2. Modelagem do Sistema de “Inferência” Fuzzy; 3. Experimento do Modelo Proposto, com suas respectivas etapas: Fase 1 (definição dos níveis de inferência dos indicadores), Fase 2 (Desenvolvimento dos Conjuntos Fuzzy, Desenvolvimento das Regras de “Inferência” e Simulação no software MatlabR2013), Fase 3 (Compilação do Algoritmo de Agregação dos Indicadores, Simulação dos Resultados em 3D e Análise dos Resultados Obtidos). Os resultados obtidos com o modelo proposto foram satisfatórios na análise das classificações de desempenho dos modais, foi possível identificar as variáveis mais relevantes para o escoamento da produção do setor eletroeletrônico entre a Zona Franca de Manaus e a Venezuela. Através da inserção de dados na Lógica Fuzzy, o modelo forneceu informações cruciais para a melhoria do processo de tomada de decisões, otimizando o custo de cada modal utilizado na região.Item Metodologia fuzzy aplicada na avaliação da qualidade dos serviços hospitalares. Estudo de caso em um hospital do Amazonas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-06-05) CESCONETO, Fernando da Silva; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798Existe atualmente um desafio importante para empresas hospitalares, que é oferecer seus serviços com a máxima qualidade aos seus clientes. E atender essa demanda, requer dos órgãos públicos ou das organizações particulares mais esforços para apresentar qualidade nos serviços oferecidos aos clientes que se mostram mais exigentes e interessados não somente no custo, mas na Qualidade do produto ou serviço oferecido. Portanto, se garantir no mercado, tem uma incógnita, avaliar a qualidade dos serviços para monitorar a qualidade no atendimento conforme as expectativas de seus clientes, com isso criando vantagens competitivas. Nesse contexto, está o hospital particular de Manaus, com interesse em medir sua qualidade se colocando como objeto de estudo, no intuito de conhecer: a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital na visão dos clientes, identificando os aspectos relevantes tanto positivos como os negativos para que o Hospital possa atuar mais precisamente nos pontos que o possibilite atingir a excelência no atendimento ao cliente e adquirir mais competitividade. Esta realidade dita a necessidade de criar métodos eficaz para atender a demanda da qualidade em serviços hospitalares. Em resposta surge o proposito deste estudo em criar um modelo de avaliação da qualidade utilizando o sistema de inferência Fuzzy, tendo como base os estudos de Parasuraman, Zeithaml e Berry de 1994 que desenvolveram a escala SERVQUAL, um instrumento eficiente em avaliar a qualidade dos serviços com diagnóstico avaliativo da qualidade importantes e seguidos até hoje. Para isso, foi desenvolvido um modelo para avaliação da qualidade dos serviços hospitalares privados de Manaus. Utilizou-se o questionário como técnicas de coleta de dados, conforme determinações da escala SERVQUAL que geraram variáveis que foram utilizadas para a Inferência Fuzzy no software Matlab R16 Student. Os resultados possibilitaram avaliar a qualidade no atendimento ao cliente que alcançou um índice 82,7%, identificando assim o nível de satisfação dos clientes evidenciando os pontos negativos, informações imprescindíveis para que os gestores possam implementar melhorias cabíveis.Item Modelo híbrido com redes neurais artificiais e algoritmos evolucionários para otimização do consumo de combustível em embarcações que utilizam motor de combustão interna a diesel(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07-27) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisO transporte hidroviário é o principal meio de locomoção na Região Norte, alimentando cidades por meio de embarcações, lanchas, navios e balsas com o transporte de mercadorias e/ou passageiros. Contudo, um dos problemas dessa modalidade de transporte é o custo com abastecimento, tendo em vista que a falta de tecnologias/recursos que permitam ou facilitem uma visão estratégica do negócio é uma realidade. O fluxo de transporte de passageiros concentra uma rotatividade de pessoas em média de 9 milhões, enquanto o transporte de cargas com aproximadamente 3 milhões, ambas distribuídas pela região norte. Fato que caracteriza uma demanda considerável no setor aquaviário de transporte, trazendo à tona a perspectiva desta pesquisa em estudar métodos de análise e apoio à tomada de decisão em função do consumo de combustível. A presente dissertação tem como objetivo apresentar os resultados acerca do desenvolvimento de um modelo de otimização do consumo de combustível considerando a velocidade ótima para embarcações de pequeno porte que operam de forma regular no Porto Fluvial de Manaus. Em virtude disso, a pesquisa cumpre com os objetivos de mapear as variáveis relativas as especificações da embarcação e motor a ser analisado, apresentar os métodos e resultados acerca do desenvolvimento do modelo híbrido computacional para otimização do consumo de combustível ao considerar como parâmetro de regulação a velocidade ótima para minimização da variável preditora e a distância do trajeto projetado para 3 cenários: Manaus à Itacoatiara, Manaus à Barcelos e Manaus à Parintins, determinar por meio de análise estatística de erros o melhor modelo de Rede Neural Artificial (RNA) ao considerar quantidade de neurônios, camadas ocultas, funções de ativação (Tangente hiperbólica, Sigmoide e Linear) e algoritmo de treinamento sendo este último 12 possibilidades cada um com distintos objetivos e estratégias de convergência, testar o modelo híbrido analisando o desempenho de 3 algoritmos de otimização (Enxame de Partículas, Algoritmo Genético e Recozimento Simulado) em função do custo computacional e a taxa de erro em cadageração de elites, por fim, apresentar os resultados de simulação dos 3 cenários citados ao utilizar o modelo híbrido com o algoritmo vencedor em função dos requisitos citados. Para analisar os resultados providos das simulações, cenários e testes de aquisição dos melhores modelos, foi utilizado as técnicas estatísticas de Erro Médio Quadrático (MSE), Raiz do Erro Médio Quadrático (RMSE), Raiz do Erro Médio Quadrático Normalizado (NRMSE) e Erro Percentual Absoluto Médio (MAPE), os dados relativos a embarcação foram adquiridos por meio de reuniões e entrevistas com especialistas (proprietário da embarcação) para formalizar uma base de dados específica para o estudo delimitado nesta dissertação, 12 algoritmos de treinamento foram utilizados para a escolha da melhor RNA, de acordo com os resultados o Levenberg-Marquardt apresentou 100% de correlação entre as variáveis de saída e o Enxame de Partículas obteve o menor custo computacional em relação aos outros comprovando a eficácia do modelo híbrido computacional.Item Modelo híbrido utilizando holt-winters e rede neural não linear autoregressiva com entradas exógenas (narx) para previsão da velocidade do vento(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07-27) PARENTE, Ricardo Silva; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188A matriz energética eólica vem aumentando gradativamente nos últimos anos e sua importância para a indústria de energia renovável é cada vez mais atrelada aos benefícios em relação ao meio ambiente, com esta crescente da matriz energética as pesquisas em torno da geração de energia eólica também vem aumentando, sendo uma das vertentes a previsão da velocidade do vento, pois com isso é possível prever a geração de energia eólica e diminuir a taxa de erros em tomadas de decisões na indústria de geração de eletricidade por meio da matriz eólica. Tendo em vista a problemática de tomadas de decisões e imprevisibilidade da velocidade do vento, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo híbrido para a previsão da velocidade do vento que pode ser utilizada na geração de energia eólica, baseado em Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW) e Rede Neural Não Linear AutoRegressiva com Entradas Exógenas (NARX). Nos materiais e métodos foi usado a base de dados do projeto SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais) organizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no qual optou-se por utilizar os dados anemométricos da estação de Brasília – BRB e Petrolina – PTR, onde foram usados dados dos anos de fevereiro de 2005 a março de 2019 da estação de BRB para treinamento, validação e testes, e de janeiro de 2006 a dezembro de 2015 da estação de PTR para simulações do HW, NARX e o modelo proposto. Os resultados obtidos com o modelo híbrido proposto HW-NARX foram comparados com os algoritmos de previsão de series temporais com sazonalidade HW e NARX, no qual o modelo proposto conseguiu atingir resultados de performance e previsibilidade melhores que o HW e o NARX para os horizontes de tempo de ultra-curto prazo, médio prazo e longo prazo, no qual foram utilizados como parâmetros de performance os erros MSE, RMSE e MAPE.Item Redes neurais artificiais para predição da geração de acetaldeído na resina pet no processo de injeção de pré-formas de embalagens plásticas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-09-21) NASCIMENTO, Mauro Reis; ALENCAR, David Barbosa deA produção industrial de pré-formas destinadas a fabricação de garrafas PET´s, durante o processo de injeção plástica, torna-se indispensável a regulagem da temperatura do Silo de secagem da resina PET, para controle da geração de Acetaldeído (ACH), que em altas concentrações, altera o sabor das bebidas gaseificadas ou não gaseificadas, dando um sabor cítrico a bebida e colocando em dúvida a qualidade dos produtos embalados. Neste trabalho é simulado diversas configurações de Redes Neurais Artificiais (RNA’s) para o tipo Feedforward na especificação de um modelo de RNA para predição da formação de Acetaldeído a partir da avaliação dos parâmetros do processo de fabricação da pré-forma de embalagens PET, gerando informações para apoio a tomada de decisão no controle da temperatura ideal do Silo na secagem da resina PET, permitindo aos especialistas tomarem as decisões de regulagem necessárias para a diminuição dos níveis de ACH. Os materiais e os métodos foram aplicados mediante as características do fabricante sobre a umidade no grão da resina de PET que pode conter entre 50 ppm e 100 ppm de ACH e para a análise dos métodos foram coletados os dados, conforme as temperaturas e os tempos de residência usados no processo de injeção por sopro na fabricação da pré-forma da garrafa, a geração de ACH da garrafa PET após etapa de pós-condensação sólida atingiram níveis de ACH residual menores que (3-4) ppm, conforme a especificação desejada, podendo chegar a níveis menores que 1 ppm. Os resultados encontrados por meio das simulações de técnicas de Inteligência Computacional (IC) aplicada pelas RNA´s, onde estas possibilitaram a predição dos níveis de ACH gerados no processo de injeção plástica da pré-forma de embalagens de garrafas, permitindo um gerenciamento eficaz dos parâmetros de produção, auxiliando na tomada de decisão estratégica no que se refere à utilização do controle da temperatura durante o processo de secagem da resina PET.