PPG.EGPSA/ITEGAM
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A comunidade dispõe da produção técnica e científica do PPG.EGPSA/ITEGAM, fruto da atividade de pesquisa e desenvolvimento (P&D). É possível acessar os trabalhos de conclusão do programa de pós-graduação, artigos e livros vinculados a pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão.
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Navegando PPG.EGPSA/ITEGAM por Assunto "1.03.00.00-7 Ciência da Computação"
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Item Algoritmo de Avaliação Ergonômica de Trabalho (AET)(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-02-14) PINTO, Leandro Soares; LEITE, Jandecy Cabral; PARENTE, Ricardo Silva; http://lattes.cnpq.br/9725512588492306; http://lattes.cnpq.br/7279183940171317Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023001315-3, cujo objetivo é avaliar ergonomicamente as condições de trabalho utilizando um algoritmo especializado. O Algoritmo de Avaliação Ergonômica de Trabalho (AET) foi desenvolvido para identificar e analisar fatores de risco ergonômico em diversas atividades laborais, promovendo a saúde ocupacional e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Através de uma análise detalhada, o programa ajuda a implementar melhorias no ambiente de trabalho, contribuindo para a segurança e bem-estar dos trabalhadores. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2023.Item Algoritmo de Previsão da Confiabilidade de Motores (APCM)(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2023-05-09) SILVA, Ítalo Rodrigo Soares; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798Registro de programa de computador registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), trabalho derivado da dissertação "Modelo de previsão do KPI confiabilidade em um grupo de máquinas de combustão interna utilizando técnicas de redes neurais artificiais em usinas termoelétricas".Item Algoritmo de Previsão de Velocidade do Vento - HW+NARX(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2021-06-27) PARENTE, Ricardo Silva; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023001329-3, que apresenta um algoritmo para previsão de velocidade do vento utilizando uma combinação de métodos de suavização exponencial (Holt-Winters, HW) e redes neurais autorregressivas com entradas exógenas (NARX). O objetivo do programa é melhorar a precisão das previsões de velocidade do vento, o que é crucial para diversas aplicações, como energia eólica e monitoramento climático. A combinação dos métodos HW+NARX proporciona uma abordagem robusta, capaz de lidar com a variabilidade e complexidade dos dados meteorológicos. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2022.Item Algoritmo para a Avaliação da Sustentabilidade Econômica em Reserva Extrativista (SERE)(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2023-12-15) NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; LEITE, Jandecy Cabral; http://lattes.cnpq.br/7279183940171317Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512024000611-7, que implementa um algoritmo para a avaliação da sustentabilidade econômica em reservas extrativistas, conhecido como SERE. O objetivo do programa é monitorar e analisar indicadores econômicos de sustentabilidade em áreas de reserva, auxiliando na tomada de decisões para garantir a viabilidade econômica de práticas extrativistas sustentáveis. O SERE é uma ferramenta crucial para gestores e pesquisadores que buscam balancear a exploração econômica com a conservação ambiental em reservas extrativistas. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2024.Item Algoritmo para a Avaliação da Sustentabilidade Institucional em Reserva Extrativista (SIRE)(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2023-12-15) NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; LEITE, Jandecy Cabral; http://lattes.cnpq.br/7279183940171317Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512024000612-5, que implementa um algoritmo para avaliação da sustentabilidade institucional em reservas extrativistas, conhecido como SIRE. O objetivo do programa é monitorar e analisar indicadores institucionais de sustentabilidade em áreas de reserva, oferecendo suporte para a gestão eficiente e sustentável dessas áreas. O SIRE é uma ferramenta valiosa para gestores e pesquisadores, permitindo que decisões baseadas em dados sejam tomadas para assegurar a sustentabilidade a longo prazo das instituições que gerenciam as reservas extrativistas. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2024.Item Algoritmo para a Avaliação da Sustentabilidade Social em Reserva Extrativista (SSRE)(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2023-05-12) NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; LEITE, Jandecy Cabral; http://lattes.cnpq.br/7279183940171317Este documento é um Certificado de Registro de Programa de Computador emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil, referente ao "Algoritmo para a Avaliação da Sustentabilidade Social em Reserva Extrativista (SSRE)". O certificado assegura o registro do programa por 50 anos, com validade a partir de 1º de janeiro subsequente à data de 15 de dezembro de 2023, conforme previsto na Lei nº 9.609/1998. Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM), o algoritmo foi criado em 12 de maio de 2023 e está implementado na linguagem MATLAB. O documento também inclui um resumo digital hash (SHA-512) para garantir a autenticidade e a integridade do conteúdo registrado.Item Algoritmo para Avaliação da Sustentabilidade Ambiental em Reserva Extrativista (SARE)(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2023-12-10) NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; LEITE, Jandecy Cabral; http://lattes.cnpq.br/7279183940171317Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512024000610-9, que implementa um algoritmo para avaliação da sustentabilidade ambiental em reservas extrativistas, conhecido como SARE. O objetivo do programa é analisar e monitorar indicadores de sustentabilidade em áreas de reserva, auxiliando na tomada de decisões voltadas para a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Utilizando técnicas de análise de dados e inteligência ambiental, o programa é uma ferramenta essencial para gestores ambientais e pesquisadores que buscam promover o equilíbrio entre preservação e exploração sustentável. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2024.Item Análise do Grau de Riscos em Projetos de P&DI Utilizando Lógica Fuzzy para Identificação de Viabilidade Técnica(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-11-11) PONTES, Kleber de Lima; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisEste trabalho propõe o uso da Lógica Fuzzy como ferramenta para analisar e gerenciar os riscos associados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI). A globalização e as demandas crescentes por inovação exigem que as organizações desenvolvam produtos e serviços de maneira eficiente, minimizando riscos e maximizando a viabilidade técnica. O modelo Fuzzy desenvolvido permite identificar, classificar e avaliar riscos, oferecendo uma ferramenta robusta para a tomada de decisão em ambientes de incerteza. A pesquisa destaca a importância de uma gestão de riscos eficaz para garantir a entrega de projetos inovadores dentro dos prazos e custos planejados.Item Aplicação da lógica fuzzy para tomadas de decisões nos critérios de rateio e distribuição de custos industriais(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-04-11) NOVO, Breno Tello; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798As indústrias estão cada vez mais se especializando no setor financeiro e de produção, auxiliadas pela contabilidade geral e, principalmente, a contabilidade de custo. Mesmo aumentando o grau de complexidade dos funcionários especializados, a contabilidade de custo em relação aos seus critérios de rateio, é sempre um desafio. As empresas possuem muita dificuldade em determinar de forma correta o custo unitário do produto ou serviço que está sendo ofertado. E é justamente nesse momento que a contabilidade de custos se mostra útil e indispensável. O rateio de custo é uma das ramificações da contabilidade industrial e é um tema que parece ser simples de entendimento, porém, se torna mais complexo durante suas práticas diárias. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de classificação para tomada de decisão baseada em Lógica Fuzzy para diagnóstico sobre o desempenho da produção com foco na melhoria financeira fundamentado na otimização do rateio de custos. Nesse contexto, o trabalho justifica-se por apontar uma nova perspectiva de análise através de indicadores de produção e financeiro implementados num modelo de interferência Fuzzy com o objetivo de otimizar os critérios de rateios e propor melhorias financeiras. O Processo Metodológico da pesquisa, foi desenvolvida em três fases: 1. Identificação dos Indicadores Econômicos e de Produção; 2. Modelagem do Sistema de “Inferência” Fuzzy; 3. Experimento do Modelo Proposto. Cada fase é composta por três etapas até chegar aos resultados obtidos da pesquisa. O sistema Fuzzy proposto foi capaz de mostrar os diferentes resultados de desempenhos quando simulado com as diferentes condições das variáveis de entrada e qual a classificação do desempenho projetada poderia ser definida. O modelo resultou em 576 regras de inferências para análise. Dessa forma o sistema Fuzzy ajuda no direcionamento em qual método de custeio deve-se adequar o produto trabalhado para que possa gerar rentabilidade dentro da indústria e melhor margem de lucro, possibilitando uma análise mais crítica nas tomadas de decisões internas.Item Computational meta-heuristics based on Machine Learning to optimize fuel consumption of vessels using diesel engines(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-05-01) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; SILVA, Ítalo Rodrigo Soares; PARENTE, Ricardo Silva; FONSECA JUNIOR, Milton; LEITE, Jandecy Cabral;Com a expansão dos meios de transporte fluvial, principalmente no caso de embarcações de pequeno e médio porte que fazem rotas de maiores distâncias, o custo do combustível, se não for tomado como critério de análise para maior margem de lucro, é considerado um fator primário. fator , considerando que o valor do combustível especificamente diesel para alimentar máquinas de combustão interna é elevado. Portanto, torna-se necessária a utilização de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão, como é o caso da presente pesquisa, que visa contribuir com um modelo computacional de previsão e otimização da melhor velocidade para diminuir o custo de combustível considerando as características do SCANIA Máquina 315. modelo de propulsão, de uma embarcação do porto fluvial de Manaus que realiza transporte fluvial para diversos municípios do Amazonas. De acordo com os resultados das simulações, o melhor algoritmo de treinamento da Rede Neural Artificial (RNA) foi o BFGS Quasi-Newton considerando as características do motor para otimização com Algoritmo Genético (AG).Item Digital technologies review for manufacturing processes(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-03-31) PARENTE, Ricardo Silva; UHLMANN, Iracyanne RettoÉ evidente que as transformações dos processos industriais causadas pela indústria 4.0 estão adiantadas em alguns países como China, Japão, Alemanha e Estados Unidos. Mas, em contrapartida, os países em desenvolvimento, como o Brasil emergente, parecem ter um longo caminho para alcançar a era digital. Considerando os processos de manufatura como ponto de partida para a ascensão da indústria 4.0, esta pesquisa tem como objetivo mostrar uma revisão sobre as tecnologias mais importantes utilizadas na manufatura inteligente, incluindo os principais desafios para implementá-la no Brasil. Os artigos foram coletados na Web of Science (WoS), compreendendo 114 artigos e 2 livros para fundamentar este estudo. Esta pesquisa exploratória resultou na apresentação de alguns desafios enfrentados pela indústria brasileira para ingressar na nova era industrial, como a precária infraestrutura tecnológica, além da falta de investimento em tecnologias e formação de pessoas qualificadas. Embora a principal motivação desta pesquisa tenha sido apresentar um panorama da manufatura inteligente para o Brasil, os resultados deste estudo contribuem para a maior parte dos países emergentes, reunindo conceitos gerais e abordando aplicações práticas desenvolvidas por diversos pesquisadores da comunidade acadêmica internacional.Item Estimativa do Custo Unitário de Metro Quadrado Habitacional Popular na Cidade de Manaus Baseado nos Principais Insumos, Usando Redes Neurais Artificiais(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-06-12) FROTA, Arlindo Rubens de Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023002194-6, cujo propósito é calcular o custo unitário do metro quadrado para habitações populares na cidade de Manaus. A estimativa é realizada utilizando redes neurais artificiais, levando em consideração os principais insumos necessários para a construção. O programa foi desenvolvido para apoiar a análise e tomada de decisões em projetos habitacionais, fornecendo estimativas precisas e baseadas em dados para planejamento de custos. O registro é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2023.Item Implementação do sistema de inferência fuzzy para suporte à avaliação do esfigmomanômetro visando atender às atividades de fiscalização fluvial na área da metrologia legal, científica e conformidades(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024-05-12) BRITO, Marcio André de Oliveira; LEITE, Jandecy Cabral; Nascimento, Manoel Henrique ReisEste estudo propõe a implementação de um sistema de inferência fuzzy para avaliar esfigmomanômetros utilizados em atividades de fiscalização fluvial na região amazônica. A lógica fuzzy, aplicada para lidar com incertezas e imprecisões, permite uma análise robusta e adaptável às condições variáveis do ambiente fluvial. O sistema visa assegurar a precisão dos esfigmomanômetros, que são cruciais para a área da saúde e para garantir justiça nas transações comerciais que dependem de medições precisas. A pesquisa aborda o desenvolvimento, testes e validação do sistema, destacando sua importância para a metrologia legal e científica na região.Item Integração logística entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Venezuela: avaliação do modal por intermédio da lógica fuzzy para escoamento da produção do setor eletroeletrônico. Estudo de caso em um hospital do Amazonas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024-05-29) MIRANDA, Allan Cerdeira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798A Integração Logística entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e Venezuela quanto ao escoamento da produção do setor eletroeletrônico, detêm especificidades em sua atividade comercial. A concorrência e o aumento acelerado do consumo formam um ambiente mais competitivo, onde a habilidade de atender em tempo uma demanda oscilante ergue-se como um componente central de vantagem competitiva. É rotineiro dizer que a maior deficiência das empresas localizadas na Região Amazônica é de logística, notadamente de infraestrutura e transporte, que além de dificultar o progresso econômico da região permanecem sendo uma dificuldade ao trabalho de empresários e da própria indústria, na hora de importar e exportar seus produtos. Apresente dissertação teve por objetivo geral desenvolver um modelo de inferência Fuzzy para a avaliação do modal mais viável para a integração entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a Venezuela no escoamento da produção do setor eletroeletrônico. O Processo Metodológico foi desenvolvido em três fases: 1. Identificação dos indicadores de Avaliação dos Modais Disponíveis; 2. Modelagem do Sistema de “Inferência” Fuzzy; 3. Experimento do Modelo Proposto, com suas respectivas etapas: Fase 1 (definição dos níveis de inferência dos indicadores), Fase 2 (Desenvolvimento dos Conjuntos Fuzzy, Desenvolvimento das Regras de “Inferência” e Simulação no software MatlabR2013), Fase 3 (Compilação do Algoritmo de Agregação dos Indicadores, Simulação dos Resultados em 3D e Análise dos Resultados Obtidos). Os resultados obtidos com o modelo proposto foram satisfatórios na análise das classificações de desempenho dos modais, foi possível identificar as variáveis mais relevantes para o escoamento da produção do setor eletroeletrônico entre a Zona Franca de Manaus e a Venezuela. Através da inserção de dados na Lógica Fuzzy, o modelo forneceu informações cruciais para a melhoria do processo de tomada de decisões, otimizando o custo de cada modal utilizado na região.Item JP- NSGA-III(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-05-16) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; LEITE, Jandecy CabralRegistro de programa de computador registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).Item Metodologia fuzzy aplicada na avaliação da qualidade dos serviços hospitalares. Estudo de caso em um hospital do Amazonas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-06-05) CESCONETO, Fernando da Silva; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798Existe atualmente um desafio importante para empresas hospitalares, que é oferecer seus serviços com a máxima qualidade aos seus clientes. E atender essa demanda, requer dos órgãos públicos ou das organizações particulares mais esforços para apresentar qualidade nos serviços oferecidos aos clientes que se mostram mais exigentes e interessados não somente no custo, mas na Qualidade do produto ou serviço oferecido. Portanto, se garantir no mercado, tem uma incógnita, avaliar a qualidade dos serviços para monitorar a qualidade no atendimento conforme as expectativas de seus clientes, com isso criando vantagens competitivas. Nesse contexto, está o hospital particular de Manaus, com interesse em medir sua qualidade se colocando como objeto de estudo, no intuito de conhecer: a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital na visão dos clientes, identificando os aspectos relevantes tanto positivos como os negativos para que o Hospital possa atuar mais precisamente nos pontos que o possibilite atingir a excelência no atendimento ao cliente e adquirir mais competitividade. Esta realidade dita a necessidade de criar métodos eficaz para atender a demanda da qualidade em serviços hospitalares. Em resposta surge o proposito deste estudo em criar um modelo de avaliação da qualidade utilizando o sistema de inferência Fuzzy, tendo como base os estudos de Parasuraman, Zeithaml e Berry de 1994 que desenvolveram a escala SERVQUAL, um instrumento eficiente em avaliar a qualidade dos serviços com diagnóstico avaliativo da qualidade importantes e seguidos até hoje. Para isso, foi desenvolvido um modelo para avaliação da qualidade dos serviços hospitalares privados de Manaus. Utilizou-se o questionário como técnicas de coleta de dados, conforme determinações da escala SERVQUAL que geraram variáveis que foram utilizadas para a Inferência Fuzzy no software Matlab R16 Student. Os resultados possibilitaram avaliar a qualidade no atendimento ao cliente que alcançou um índice 82,7%, identificando assim o nível de satisfação dos clientes evidenciando os pontos negativos, informações imprescindíveis para que os gestores possam implementar melhorias cabíveis.Item Modelo de Previsão de Chuva Usando Redes Neurais Artificiais(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2022-09-20) BERNHARD, Gustavo Galdino Rodrigues; LIMA, Alexandra Amaro de; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188; http://lattes.cnpq.br/6915958689972413Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023002419-8, cujo objetivo é prever a ocorrência de chuvas utilizando redes neurais artificiais. O modelo desenvolvido aplica técnicas de inteligência artificial para analisar dados meteorológicos, permitindo previsões mais precisas e eficientes. A ferramenta é útil para meteorologistas, pesquisadores e instituições que precisam de previsões climáticas confiáveis para planejamento e tomadas de decisão. O programa foi criado para melhorar a acuracidade das previsões de chuva, contribuindo para a mitigação de riscos associados a eventos climáticos extremos. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2023.Item Modelo híbrido com redes neurais artificiais e algoritmos evolucionários para otimização do consumo de combustível em embarcações que utilizam motor de combustão interna a diesel(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07-27) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique ReisO transporte hidroviário é o principal meio de locomoção na Região Norte, alimentando cidades por meio de embarcações, lanchas, navios e balsas com o transporte de mercadorias e/ou passageiros. Contudo, um dos problemas dessa modalidade de transporte é o custo com abastecimento, tendo em vista que a falta de tecnologias/recursos que permitam ou facilitem uma visão estratégica do negócio é uma realidade. O fluxo de transporte de passageiros concentra uma rotatividade de pessoas em média de 9 milhões, enquanto o transporte de cargas com aproximadamente 3 milhões, ambas distribuídas pela região norte. Fato que caracteriza uma demanda considerável no setor aquaviário de transporte, trazendo à tona a perspectiva desta pesquisa em estudar métodos de análise e apoio à tomada de decisão em função do consumo de combustível. A presente dissertação tem como objetivo apresentar os resultados acerca do desenvolvimento de um modelo de otimização do consumo de combustível considerando a velocidade ótima para embarcações de pequeno porte que operam de forma regular no Porto Fluvial de Manaus. Em virtude disso, a pesquisa cumpre com os objetivos de mapear as variáveis relativas as especificações da embarcação e motor a ser analisado, apresentar os métodos e resultados acerca do desenvolvimento do modelo híbrido computacional para otimização do consumo de combustível ao considerar como parâmetro de regulação a velocidade ótima para minimização da variável preditora e a distância do trajeto projetado para 3 cenários: Manaus à Itacoatiara, Manaus à Barcelos e Manaus à Parintins, determinar por meio de análise estatística de erros o melhor modelo de Rede Neural Artificial (RNA) ao considerar quantidade de neurônios, camadas ocultas, funções de ativação (Tangente hiperbólica, Sigmoide e Linear) e algoritmo de treinamento sendo este último 12 possibilidades cada um com distintos objetivos e estratégias de convergência, testar o modelo híbrido analisando o desempenho de 3 algoritmos de otimização (Enxame de Partículas, Algoritmo Genético e Recozimento Simulado) em função do custo computacional e a taxa de erro em cadageração de elites, por fim, apresentar os resultados de simulação dos 3 cenários citados ao utilizar o modelo híbrido com o algoritmo vencedor em função dos requisitos citados. Para analisar os resultados providos das simulações, cenários e testes de aquisição dos melhores modelos, foi utilizado as técnicas estatísticas de Erro Médio Quadrático (MSE), Raiz do Erro Médio Quadrático (RMSE), Raiz do Erro Médio Quadrático Normalizado (NRMSE) e Erro Percentual Absoluto Médio (MAPE), os dados relativos a embarcação foram adquiridos por meio de reuniões e entrevistas com especialistas (proprietário da embarcação) para formalizar uma base de dados específica para o estudo delimitado nesta dissertação, 12 algoritmos de treinamento foram utilizados para a escolha da melhor RNA, de acordo com os resultados o Levenberg-Marquardt apresentou 100% de correlação entre as variáveis de saída e o Enxame de Partículas obteve o menor custo computacional em relação aos outros comprovando a eficácia do modelo híbrido computacional.Item Modelo Híbrido com Redes Neurais Artificiais e Algoritmos Evolucionários para Otimização do Consumo de Combustível em Embarcações que Utilizam Motor de Combustão Interna a Diesel(Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 2021-07-27) SIQUEIRA JUNIOR, Paulo Oliveira; NASCIMENTO, Manoel Henrique Reis; http://lattes.cnpq.br/0850846128967798Este documento descreve um programa de computador registrado sob o número BR512023001328-5, que apresenta um modelo híbrido combinando redes neurais artificiais e algoritmos evolucionários. O objetivo do programa é otimizar o consumo de combustível em embarcações que utilizam motores de combustão interna a diesel. A abordagem híbrida permite melhorar a eficiência energética e reduzir os custos operacionais, sendo especialmente relevante para o setor naval. O programa utiliza técnicas avançadas de inteligência artificial e otimização, proporcionando uma ferramenta poderosa para engenheiros e operadores marítimos que buscam soluções sustentáveis e eficientes. O registro do programa é válido por 50 anos a partir de 1º de janeiro de 2022.Item Modelo híbrido utilizando holt-winters e rede neural não linear autoregressiva com entradas exógenas (narx) para previsão da velocidade do vento(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2021-07-27) PARENTE, Ricardo Silva; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188A matriz energética eólica vem aumentando gradativamente nos últimos anos e sua importância para a indústria de energia renovável é cada vez mais atrelada aos benefícios em relação ao meio ambiente, com esta crescente da matriz energética as pesquisas em torno da geração de energia eólica também vem aumentando, sendo uma das vertentes a previsão da velocidade do vento, pois com isso é possível prever a geração de energia eólica e diminuir a taxa de erros em tomadas de decisões na indústria de geração de eletricidade por meio da matriz eólica. Tendo em vista a problemática de tomadas de decisões e imprevisibilidade da velocidade do vento, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um modelo híbrido para a previsão da velocidade do vento que pode ser utilizada na geração de energia eólica, baseado em Suavização Exponencial de Holt-Winters (HW) e Rede Neural Não Linear AutoRegressiva com Entradas Exógenas (NARX). Nos materiais e métodos foi usado a base de dados do projeto SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais) organizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no qual optou-se por utilizar os dados anemométricos da estação de Brasília – BRB e Petrolina – PTR, onde foram usados dados dos anos de fevereiro de 2005 a março de 2019 da estação de BRB para treinamento, validação e testes, e de janeiro de 2006 a dezembro de 2015 da estação de PTR para simulações do HW, NARX e o modelo proposto. Os resultados obtidos com o modelo híbrido proposto HW-NARX foram comparados com os algoritmos de previsão de series temporais com sazonalidade HW e NARX, no qual o modelo proposto conseguiu atingir resultados de performance e previsibilidade melhores que o HW e o NARX para os horizontes de tempo de ultra-curto prazo, médio prazo e longo prazo, no qual foram utilizados como parâmetros de performance os erros MSE, RMSE e MAPE.