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Navegando PPG.EGPSA/ITEGAM por Assunto "2.05.00.00-9 Ecologia"
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Item A gestão de resíduo no brasil e implicações das técnicas mais aplicadas no processo de gerenciamento(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-09-14) VIANA, Claudenilson dos Santos; SILVA, Edson Pablo da; http://lattes.cnpq.br/7223548333736671Um dos grandes desafios contemporâneos para as sociedades modernas são os elevados volumes de geração de resíduos sólidos, em decorrência dos altos níveis de crescimento populacional, e desenvolvimento econômico vividos por diversos países nas últimas décadas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo investigar aspectos da geração de resíduos no Brasil e as principais técnicas de gestão de resíduos que são relatadas pela literatura. A metodologia utilizada compreende uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados trabalhos recentes com o intuito de expor o cenário atual do contexto brasileiro, bem como técnicas de gestão de resíduos utilizadas de forma mais difundida. Por meios das informações levantadas, foi possível notar que o Brasil apresenta uma geração elevada de resíduos, com cerca de 216 toneladas diárias em todo território nacional. No Brasil a forma de gestão mais utilizada refere-se ao uso de aterros sanitários, contudo, os aterros demandam uma gestão complexa, além de uma faixa de terra grandiosa. Desta forma, soluções como a incineração pode contribuir para a gestão de resíduos tanto no Brasil como no mundo, uma vez que reduz consideravelmente o volume de resíduos. Outras alternativas relatadas neste estudo compreendem a biorremediação, reciclagem e compostagem. Destaca-se também que a reciclagem, apesar de um método altamente eficaz, acarreta a problemas de contaminação severos, o que faz com que as plantas precisem ter controles severos de limpeza e cuidados, evitando a contaminação dos colaboradores. Por fim, diversas medidas podem ser adotadas, mas devem considerar o contexto em que as cidades e o respectivo Estado se encontram, visando obter menores custos e maior eficiência.Item A importância do meio ambiente no Cotidiano escolar: trabalhando metodologias ativas Com alunos surdos(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024-06-11) LEITE, Hellen Lima; LEITE, Jandecy CabralO estudo investiga a aplicação de metodologias ativas no ensino de alunos surdos, com foco na conscientização ambiental dentro do contexto escolar. Realizado em uma escola estadual de Manaus, o trabalho busca ampliar as possibilidades de ensino de forma que seja acessível aos alunos surdos, utilizando estratégias que os coloquem no centro do processo de aprendizagem. A pesquisa evidencia a relevância da educação ambiental desde a infância e a importância de metodologias que respeitem as particularidades dos alunos com necessidades especiais, promovendo a inclusão e a conscientização ambiental.Item Análise do gerenciamento de resíduos da construção civil na cidade de Manaus, sob a perspectiva da sustentabilidade(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-06-03) PINTO, Cynthia de Faria; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062A geração de resíduos oriundos da indústria da construção civil, reflexo do crescimento populacional, da mudança de hábito e de intenso consumo, tem sido motivo de bastante preocupação para o mundo, já que os recursos naturais são finitos e a natureza não consegue absorver a produção exorbitante de resíduos gerados pela sociedade. Na cidade de Manaus, os problemas ambientais, principalmente aqueles relacionados à construção civil, não são diferentes do resto do Brasil. O período da borracha no final do século XIX e a implantação da Zona Franca na década de 1960, foram responsáveis pela crescente migração populacional em massa para a capital, impulsionando desta forma, o crescimento da Indústria da Construção Civil, bem como a geração de seus resíduos. Portanto, o objetivo deste trabalho, é demonstrar o atual cenário do gerenciamento dos resíduos da construção civil na Cidade de Manaus, sob a perspectiva da sustentabilidade, a partir de dados coletados nas Secretarias e órgãos da administração pública, através de bibliografias, assim como nos canteiros de obras, verificando se a atual situação da destinação final dos (RCC), e quais as práticas de sustentabilidade adotadas, visando a elaboração de cartilha com a indicação das fragilidades encontradas no gerenciamento dos RCC e sugestões de ações de melhorias, visando a minimização dos impactos ao meio ambiente, de forma a embasar a tomada de decisão da administração pública e seus gestores quanto ao atendimento da Resolução nº 307 do CONAMA e Lei 12.305/2010(Política Nacional de Resíduos Sólidos-PNRS).Item Criação de um método padrão de práticas de educação ambiental para interdisciplinares(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-11-22) LEMOS, Keveny Ribeiro; LIMA, Alexandra Amaro de; http://lattes.cnpq.br/6915958689972413O documento descreve a criação de um método padrão para práticas de Educação Ambiental (EA) com foco na interdisciplinaridade, visando sua aplicação em escolas de ensino básico no município de Itacoatiara-AM. O estudo enfatiza a importância de integrar a EA em diferentes disciplinas escolares para promover uma abordagem holística e eficaz na educação sobre questões ambientais. A pesquisa resultou no desenvolvimento de um manual para orientar professores na implementação de atividades e projetos ambientais, com base nas características específicas de cada escola. As visitas realizadas em 13 escolas permitiram a análise do perfil de cada instituição, facilitando a criação de estratégias personalizadas de aplicação da EA. O objetivo central é preparar os alunos para enfrentar desafios ambientais de maneira integrada e consciente, contribuindo para uma educação mais sustentável.Item Educação Ambiental: os 3r’s (três erres) no primeiro Ano do Ensino Fundamental(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-06-03) SILVA, Mey Ling da; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062Podemos observar que, presentemente, o corpo social sofre com o dilema do excesso da criação corolário inadequada do resíduo sólido. Esta quantidade demasiada de resíduos tem sido preocupante, pois, se não forem devidamente recolhidos e descartados, ocasionam sérias consequências à saúde e ao meio ambiente. Desta forma, a relutância da não gestão dos resíduos sólidos é numerosa e inclui aspectos ambientais, econômicos, sociais e de saúde. Constata-se, diante deste cenário, que não se pode elidir o resíduo por completo, entretanto, é possível de crescê-lo, diminuindo a obtenção e reciclando ao máximo praticável. É certo que o mundo contemporâneo se caracteriza por um estado quase constante de crises, conquanto, reciclar ou reusar tem sentido de refrear aquilo que se utiliza, para limitar o desperdício e resíduos, proteger o meio ambiente, conservar e defender o ecossistema. Para tanto, há a necessidade de moderar este consumo expresso, não apenas usar o necessário, mas também, reaproveitar o que for possível. A óptica do conceito dos "3R’s" reduzir, reutilizar e reciclar tem como objetivo conter o choque ecossistêmico coma aplicabilidade da redução e conscientização sobre a quantidade de produtos que se consome, minimizando assim o desperdício de materiais e a geração de lixo. Nesta realidade, a reutilização de produtos e objetos evita o consumo exacerbado e a extração de matérias primas. A reciclagem de resíduos sólidos reaproveita estes insumos e aumenta a sua vida útil. Neste sentido, é imprescindível dar ênfase na educação, enquanto agente de mudança, para o desenvolvimento de pessoas em cidadãos informados e ativos. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi observar, a percepção das crianças do primeiro ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente para, posteriormente, realizar a sensibilização de forma, crítica e reflexiva de como nos relacionamos e como podemos melhorar nosso meio ambiente através da redução e do reaproveitamento do lixo. O conceito dos três erres neste estudo de caso foi utilizado, portanto, para o esclarecimento e promoção de reflexão a respeito das compras excessivas, da reutilização daquilo que iria para o lixo como latas, papelões, garrafas entre outros e, finalmente, para oferecer a possibilidade de converter itens não mais utilizados em outras criações. Este estudo contribuiu para a conscientização e preservação do meio ambiente e seu encadeamento didático-pedagógico promoveu progressões no aspecto: viso motor, motor, motriz, lúdico, afetivo e crítico-reflexivo, para a promoção da aquisição e fortalecimento de competências e habilidades.Item Educação Ambiental: Os 3R’s (Três Erres) no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Atividades de Palestra e Musicalização para Conscientização Ambiental(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022) SILVA, Mey Ling Oliveira da; SILVA, Simone daEste manual propõe a aplicação de atividades educativas voltadas para a conscientização ambiental, com foco nos conceitos dos 3R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), direcionadas aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. As atividades incluem palestras e musicalização, utilizando recursos didáticos como paródias musicais e jogos pedagógicos, para facilitar a compreensão e a fixação dos princípios de sustentabilidade entre as crianças. A abordagem interdisciplinar busca integrar a educação ambiental no cotidiano escolar, promovendo o desenvolvimento de atitudes ecológicas desde cedo.Item Educação e sustentabilidade: propor a inserção de práticas sustentáveis no PPC do curso técnico Integrado em edificações do Instituto Federal do Amazonas - IFAM no município de Manaus(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-06-20) SILVA, Elcilene Costa da; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062Cada vez mais, a humanidade vem estabelecendo uma relação predatória com a natureza devido ao modelo consumista e capitalista de produção e, devido a esse estilo de vida, a humanidade se aproxima rapidamente de um cenário de desastre ambiental. O ensino e a aprendizagem de como cuidar do mundo, de como cuidar do coletivo, de como reduzir, reciclar e reutilizar deve ser um tema trabalhado nas escolas de forma pertinente e eficaz, conscientizando não só os educandos, mas todo o corpo docente das instituições de ensino, os profissionais que nelas trabalham a comunidade, a sociedade e o mundo. Só através da educação poderemos construir comportamentos e hábitos condizentes com a sustentabilidade e só através da reestruturação do currículo, isso poderá ser trabalhado de forma integrada aos conhecimentos e vivências escolares. Considerando que as disciplinas do Projeto Pedagógico de Curso - PPC do Curso Técnico Integrado em Edificações, não constam a temática sustentabilidade, este trabalho objetiva identificar e propor a inserção do ensino de conceitos da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável nas ementas dos cursos técnicos na modalidade integrada em edificações da área da construção civil do Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Por fim, entende-se que há uma escassez de disciplinas com foco no ensino da sustentabilidade, especialmente relacionada à tríplice sustentabilidade o ambiental, econômico e o social. Posto isso, sugere-se que se faça a adoção de disciplinas que destaquem a importância do tema para os futuros profissionais.Item Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental: estudo de caso, no laboratório de química orgânica do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Amazonas – IFAM/ Campus Manaus Centro - CMC(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-12-18) SILVA, Waldomiro Santos; CAMPOS, Paola Souto; http://lattes.cnpq.br/6414810834266975A busca contínua por melhorias nos processos, têm levado vários empreendimentos, seja do setor público ou privado, a inserir em seus procedimentos gerenciais, metodologias vinculadas a Gestão Ambiental, sobretudo os credenciados pela ISO-14001 (SGA). O IFAM, é uma instituição pública composta por um conjunto de 17 campi, atuando na área da educação técnica tecnológica, e que precisa adotar um sistema ou programa neste molde. Para isso, é necessário um diagnóstico de seus aspectos e impactos, sobretudo os vinculados aos laboratórios destinados as práticas e experimentos científicos, dentre os quais o Laboratório de Química Orgânica do Campus - CMC, objeto deste estudo. Para obter estes levantamentos, adotamos quatro etapas: 1- definição do local do estudo (Laboratório de Química Orgânica Campus - CMC), 2- levantamento de aspectos e impactos (método de matrizes de interação com planilha modificada para este levantamento), 3- tratamento e exames dos dados coletados e 4- análise das falhas, pelo método FMEA de processo. Portanto, após a aplicação, detectou-se 10 impactos significativos, com importância ≥ 5. Destes, 6 foram considerados altos e 4 moderados. Dentre os significativos estão as falhas no sistema de exaustão que exaure o material suspenso (aerodispersóides) para um ambiente lateral do laboratório, porém, o correto seria para parte superior, com auxílio de chaminés. Destarte que, este ambiente, é frequentada diariamente por alunos, servidores e terceirizados que transitam ou convivem neste local. Foi constatado também, nas cinco atividades analisadas, a falta de gerenciamento de resíduos oriundos dos principais processos deste Laboratório, como exemplo; o armazenamento inadequado e descarte incorreto desses resíduos, muitas vezes descartados direto nas pias. Ao aplicarmos o método FMEA de processo, e, tendo como base as planilhas (LAAIA), constamos duas falhas importantes, a primeira relacionada a instalação do sistema de exaustão e a segunda na ausência do Plano ou Programa de Gerenciamento de Resíduos - PGR.Item Manual de Práticas Interdisciplinares de Educação Ambiental(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-11-01) LEMOS, Keveny Ribeiro; LIMA, Alexandra Amaro deO "Manual de Práticas Interdisciplinares de Educação Ambiental" é uma obra destinada a apoiar educadores no desenvolvimento de atividades pedagógicas que integram a educação ambiental de maneira interdisciplinar. O manual reconhece a crescente importância da educação ambiental (EA) no cenário educacional, destacando a necessidade de uma abordagem que vá além dos conteúdos tradicionais e que promova uma consciência crítica entre os alunos sobre questões ambientais. O livro é estruturado para oferecer aos professores do ensino fundamental e médio uma série de atividades e projetos que podem ser aplicados em diferentes contextos escolares, considerando as particularidades das instituições, como disponibilidade de espaço físico e recursos materiais. Dividido em cinco capítulos principais, o manual aborda desde a fundamentação teórica da EA, passando pela legislação pertinente, até a aplicação prática de atividades interdisciplinares. O capítulo 1 trata da introdução e da importância da EA, enquanto o capítulo 2 explora a aplicabilidade da EA no contexto escolar e sua relação com a interdisciplinaridade. Os capítulos 3, 4 e 5 apresentam perfis de escolas e sugerem atividades específicas para cada perfil, considerando as condições materiais e logísticas das instituições. Essas atividades incluem desde simples práticas em sala de aula até projetos mais complexos que envolvem toda a comunidade escolar. O manual enfatiza a importância da formação de valores ambientais desde as séries iniciais, preparando os alunos para enfrentar os desafios ambientais globais de maneira crítica e consciente. Ele também oferece uma lista de filmes que podem ser utilizados como recursos didáticos, além de fornecer referências bibliográficas para aprofundamento teórico. A obra se destaca por sua aplicabilidade prática, oferecendo aos educadores ferramentas concretas para integrar a EA em suas práticas pedagógicas diárias, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação ambiental.Item Metodologia para avaliação dos riscos ambientais em processos de trabalho no Brasil(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2023-11-14) BRITO, Rute Franco Frazão; ALENCAR, David Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4890967546423188A avaliação dos riscos ambientais nos processos trabalhistas desempenha um papel crucial na proteção dos trabalhadores e do meio ambiente no Brasil. Com o objetivo de identificar os riscos associados às atividades laborais e promover medidas preventivas, a metodologia de avaliação dos riscos ambientais nos processos laborais torna-se essencial. A metodologia de avaliação de riscos ambientais em processos trabalhistas no Brasil é baseada em uma abordagem multidisciplinar que envolve profissionais de diversas áreas, como engenharia de segurança do trabalho, saúde ocupacional, meio ambiente e direito. Inicialmente é realizada uma análise detalhada dos processos e atividades realizadas no ambiente de trabalho, identificando possíveis riscos ambientais presentes. A partir da aplicação da metodologia são obtidos resultados que proporcionam uma visão abrangente dos riscos ambientais presentes nos processos trabalhistas. Os resultados incluem a identificação e quantificação dos riscos, a análise dos possíveis efeitos na saúde dos trabalhadores e no ambiente, bem como a avaliação do cumprimento das normas regulamentares relevantes. A metodologia de avaliação de riscos ambientais nos processos trabalhistas no Brasil desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e segurança ocupacional, bem como na preservação do meio ambiente. Através da identificação e análise criteriosa dos riscos, é possível implementar medidas adequadas de prevenção e controle, visando proteger os trabalhadores e minimizar os impactos ambientais negativos.Item O desenvolvimento sustentável e educação ambiental como temática da educação indígena: investigação na Comunidade Dessana Tupé AM(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022) GOMES, Waldeney Souza; LIMA, Alexandra Amaro deEste trabalho discute a importância da educação ambiental dentro do contexto indígena, com foco na Comunidade Dessana Tupé no Amazonas. O estudo investiga como a educação pode contribuir para práticas sustentáveis e a preservação ambiental, adaptadas às realidades sociais e culturais da comunidade. A pesquisa foi conduzida por meio de visitas técnicas, entrevistas e questionários, resultando na criação de uma cartilha educativa voltada à sensibilização e ao fortalecimento da consciência ambiental na comunidade. A proposta pedagógica visa integrar conhecimentos tradicionais indígenas com práticas modernas de sustentabilidade, promovendo uma educação diferenciada que valoriza as identidades culturais e a preservação ambiental.Item Os 3R's (Três Erres) no Primeiro Ano do Ensino Fundamental: Uma Abordagem Didático-Pedagógica para a Educação Ambiental(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-06-12) SILVA, Mey Ling Oliveira da; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062Este trabalho tem como objetivo observar a percepção das crianças do primeiro ano do ensino fundamental sobre o meio ambiente e sensibilizá-las de forma crítica e reflexiva sobre como melhorar nosso meio ambiente através da redução e do reaproveitamento do lixo. Utilizando o conceito dos três erres (reduzir, reutilizar e reciclar), o estudo promoveu atividades pedagógicas que destacaram os benefícios formativos e educativos da Educação Ambiental para crianças de seis a sete anos. O projeto foi aplicado na Escola Municipal Desembargador Felismino Soares, em Manaus, durante o atípico ano letivo de 2021, utilizando métodos remotos, semipresenciais e presenciais.Item Os impactos econômicos e sociais da repavimentação da br 319 e os seus respectivos desdobramentos ambientais(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-12-16) SOUZA, Luiz Henrique Castelo de; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062A BR 319 é uma rodovia de grande relevância para o estado do Amazonas e para os demais estados da região norte, uma vez que a existência dessa estrada influencia diretamente em aspectos sociais, econômicos e ambientais da região. Destaca-se que muitas pessoas dependem dessa rodovia para se movimentar entre Manaus e Porto Velho e, consequentemente, se conectar ao restante do país. Este estudo traz uma análise dos benefícios econômicos e sociais da repavimentação da BR 319 e os seus respectivos desdobramentos ambientais. Em caráter preliminar, pode-se afirmar que a reconstrução da estrada irá contribuir para o aumento da geração de empregos e facilitará o escoamento da produção, propiciando o desenvolvimento regional. Este estudo sugere também que a reconstrução da estrada resultará na redução do custo por quilômetro rodado, resultando na diminuição do frete rodoviário e redução do valor das passagens de ônibus entre Manaus e Porto Velho. A perda, a degradação dos habitats naturais, atropelamentos de fauna, a poluição química, a invasão antrópica e o aumento da violência foram alguns dos impactos negativos levantados neste trabalho.Item Os impactos socioambientais causados pela exigência do cadastro ambiental rural aos agricultores familiares do estado do Amazonas em 2019(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2024) PAIVA, Ana Paula Cardoso Queiroz de; LIMA, Alexandra Amaro deO estudo aborda os impactos socioambientais resultantes da exigência do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os agricultores familiares no estado do Amazonas em 2019. A pesquisa investiga como essa exigência afetou o acesso desses agricultores às políticas públicas, ao crédito rural e ao desenvolvimento sustentável na região. Utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo identifica os desafios enfrentados pelos agricultores na regularização ambiental de suas propriedades e propõe soluções inovadoras, como a criação de uma plataforma digital para gestão do CAR, visando melhorar a eficiência e a sustentabilidade do processo.Item Os Protetores do Meio Ambiente: Estratégias Educativas Através de Tirinhas Ilustrativas(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022) SILVA, Mey Ling Oliveira da; SILVA, Simone daEste trabalho explora a utilização de tirinhas ilustrativas como ferramenta educativa para promover a conscientização ambiental entre crianças e jovens. Através de uma série de tirinhas intituladas "Os Protetores do Meio Ambiente", são abordados temas como sustentabilidade, reciclagem, preservação dos recursos naturais e a importância da biodiversidade. A pesquisa destaca a eficácia dessas mídias visuais na transmissão de mensagens ecológicas de forma lúdica e acessível, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e engajada na proteção do meio ambiente.Item Perspectiva da educação ambiental no ensino fundamental: um estudo de caso(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-06-27) JANUÁRIO, Caroline Araújo da Costa; LIMA, Alexandra Amaro de; http://lattes.cnpq.br/6915958689972413Embora seja um tema considerado relevante, o meio ambiente, ainda é tratado de maneira insuficiente e ineficaz, na escola. A legislação ambiental é uma aliada poderosa nos cuidados e preservação do meio ambiente, além de fornecer as informações necessárias sobre os deveres e direitos dos indivíduos perante esse tema tão importante, porém, poucas pessoas têm acesso a esse tipo de informação, o que torna mais difícil educar cidadãos com consciência e responsabilidade ambiental. Sendo assim, após alguns encontros com educadores e alunos, será desenvolvida uma cartilha didática e funcional, com linguagem de fácil compreensão, com o objetivo de introduzir a legislação ambiental e seus principais aspectos na educação do ensino fundamental, na tentativa de formar cidadãos conhecedores dos seus deveres e direitos para com o meio ambiente, além de favorecer que o diálogo em casa, com os pais, permeiem questões como a legislação ambiental, e as sansões no caso do seu descumprimento, disseminando assim, o conhecimento adquirido. Para que a criação da cartilha seja possível, serão realizadas algumas visitas para diálogo e palestra com educadores e um encontro com os alunos para a realização do estudo do Direito Ambiental, com o auxílio do material que será fabricado. O nível de satisfação e eficácia com o projeto executado, será avaliado após debate com os alunos, que estarão muito mais inteirados e preocupados com a legislação que protege o meio ambiente.Item Relação entre meio ambiente e as pandemias(Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia, 2022-04-19) SILVA, Maria Eurilene da; SILVA, Simone da; http://lattes.cnpq.br/7260488247107062No final de 2019, era revelada uma das maiores pandemias da atualidade, com o poder de fechar cidades por inteiras. Esta se trata da Sars-cov-2, que tem disseminação muito rápida, sendo transmitida pelo ar. O coronavírus não é novidade para o mundo e o risco de pandemias já existia há muitos anos, por exemplo, o da epidemia de 2013, feito pela OMS (Organização mundial da saúde) quando já se alarmava sobre a potencialidade deste vírus causar surtos. Pandemias não são nenhuma novidade para humanidade, estando presentes em diversas épocas da história e neste trabalho, apresenta-se a ligação entre pandemias e distúrbios do meio ambiente natural, com ênfase nas zoonoses. Serão expostas, de forma breve, algumas pandemias e seus desdobramentos, apontando paralelos entre elas. O estudo foi realizado através de análises de artigos científicos, dentro do tema especificado em revistas com alto teor de confiabilidade buscando entender este fenômeno e como enfrentá-las. O artigo foi escrito enquanto o mundo atravessava a pandemia de Sars-cov-19 e foi evoluindo em conjunto com as descobertas feitas dia-dia pelo mundo científico. Foram definidas metas, como estudar as zoonoses e suas formas de transmissão, analisar o fator humano e como este impacta no meio e apontar soluções para resolução destes problemas. Concluiu-se com esta revisão bibliográfica que, quando o ser humano invade o meio ambiente natural e destrói as relações existentes neste local, podem surgir doenças transmitidas de animais ou do próprio meio, que podem ou não acarretar novas pandemias através de zoonoses.