A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
Data
2019
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Federal do Pará
Resumo
Esta pesquisa analisou a prática pedagógica interdisciplinar dos professores de Ciências do Ensino Médio na Escola de Tempo Integral Prof. Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, em Manaus. Foram levantados dados teórico-práticos e metodológicos sobre o ensino de Ciências, abordando a interdisciplinaridade como prática educacional, gestão ambiental e políticas de educação ambiental. Utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa por meio de estudo de caso, incluindo questionários para 181 alunos, 13 professores e a gestora da escola. Os resultados indicam que 52,5% dos alunos demonstram interesse por questões ambientais, mas 44,2% nunca visitaram o Museu da Amazônia. Conclui-se que práticas pedagógicas interdisciplinares impactam positivamente a percepção ambiental dos alunos.
Abstract
This research analyzed the interdisciplinary pedagogical practice of High School Science teachers at the Integral School Prof. Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo in Manaus. It gathered theoretical-practical-methodological data on the Science teaching-learning process, analyzing interdisciplinarity as a teaching practice, detailing environmental management, education policies, and educational actions contributing to environmental awareness. A qualitative-quantitative case study approach was adopted, including questionnaires applied to 181 students, 13 teachers, and the school principal. Results indicate that 52.5% of students are interested in environmental issues, but 44.2% never visited the Museum of the Amazon. The study concludes that interdisciplinary pedagogical practices influence students' environmental awareness.
Descrição
Palavras-chave
Ciências, Educação Ambiental, Preservação, Meio Ambiente, Sustentabilidade
Citação
SILVA, Manuel Arruda. A prática interdisciplinar dos professores do ensino médio de ciências da natureza: estudo de caso em uma escola de tempo integral. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Manaus, 2019.