Perspectiva da educação ambiental no ensino fundamental: um estudo de caso

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Data
2022-06-27
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Editor
Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia
Resumo
Embora seja um tema considerado relevante, o meio ambiente, ainda é tratado de maneira insuficiente e ineficaz, na escola. A legislação ambiental é uma aliada poderosa nos cuidados e preservação do meio ambiente, além de fornecer as informações necessárias sobre os deveres e direitos dos indivíduos perante esse tema tão importante, porém, poucas pessoas têm acesso a esse tipo de informação, o que torna mais difícil educar cidadãos com consciência e responsabilidade ambiental. Sendo assim, após alguns encontros com educadores e alunos, será desenvolvida uma cartilha didática e funcional, com linguagem de fácil compreensão, com o objetivo de introduzir a legislação ambiental e seus principais aspectos na educação do ensino fundamental, na tentativa de formar cidadãos conhecedores dos seus deveres e direitos para com o meio ambiente, além de favorecer que o diálogo em casa, com os pais, permeiem questões como a legislação ambiental, e as sansões no caso do seu descumprimento, disseminando assim, o conhecimento adquirido. Para que a criação da cartilha seja possível, serão realizadas algumas visitas para diálogo e palestra com educadores e um encontro com os alunos para a realização do estudo do Direito Ambiental, com o auxílio do material que será fabricado. O nível de satisfação e eficácia com o projeto executado, será avaliado após debate com os alunos, que estarão muito mais inteirados e preocupados com a legislação que protege o meio ambiente.
Palavras-chave
Legislação ambiental, Educação, Meio Ambiente, Consciência Ambiental
Citação
JANUÁRIO, Caroline Araújo da Costa. Perspectiva da educação ambiental no ensino fundamental: um estudo de caso. 2023. 57 fls. Dissertação (Mestrado em Engenharia, Gestão de Processos, Sistema e Ambiental) - ITEGAM, Manaus. 2023.